Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) enviaram mensagens via WhatsApp para a equipe do Regionalzão relatando o atraso e a falta de comida no restaurante universitário (RU). Em nota, a universidade reconheceu a situação e afirmou ter cobrado uma solução da empresa responsável pelas refeições.
Reclamações dos estudantes
Os alunos relataram que a empresa responsável pelo RU não está obedecendo os horários pré-determinados para abrir o restaurante durante o café da manhã, almoço e jantar. Além disso, os estudantes pontuam que a comida acaba por várias vezes e que a fila está demorando “mais que o normal”.
No Instagram, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFU afirma que esses erros de funcionamento têm afetado a rotina dos estudantes, que se atrasam para as aulas ou para o trabalho.
O DCE também aponta que muitos alunos estão comendo sem carne, salada ou opção vegetariana, que acabam e não são repostas pela empresa. O órgão estudantil relata que a refeição custa R$16,36, sendo R$3,00 pagos pelos universitários e o restante pela UFU.
O que diz a UFU
Em nota, a universidade lamentou a situação e afirmou que uma equipe de fiscalização reconheceu a situação do RU. De acordo com a UFU, a empresa recebeu uma solicitação para corrigir as inconformidades.
Leia a nota na íntegra:
“A equipe de fiscalização dos serviços prestados pela empresa responsável pelo fornecimento de refeições nos Restaurantes Universitários dos campi da UFU em Uberlândia identificou inconformidades logísticas e no dimensionamento da demanda que acarretaram atraso no início de distribuição das refeições e demora na reposição de alguns itens do cardápio, que resultaram em tempo de espera nas filas maior do que o habitual.
Imediatamente, a equipe de gestão do contrato solicitou aos representantes da empresa contratada a apresentação imediata de um plano de ações para a correção das inconformidades identificadas. A empresa apresentou um plano de contingência que contempla ações efetivas para o oferecimento regular, a curto prazo, de refeições coletivas nos restaurantes universitários da UFU.
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFU lamenta os fatos ocorridos e reafirma seu compromisso no acompanhamento, fiscalização e cumprimento do contrato realizado com a empresa responsável para efetiva garantia da normalização do fornecimento das refeições nos restaurantes universitários. A administração superior continuará acompanhando atentamente o funcionamento dos restaurantes universitários e tomará as medidas cabíveis caso os problemas apontados não sejam resolvidos a contento”.