Terça, 28 de Junho de 2022
15°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Justiça Desdobramentos

Operação Libertas: Pâmela e Paula Volp têm audiência de instrução pela tentativa de latrocínio em Uberlândia

O resultado do julgamento pode ser dado em até cinco dias pelo MPMG

11/05/2022 às 14h28
Por: Gabriele Santos Fonte: G1
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A audiência de instrução de Pâmela Volp, Paula Volp e Thauana Araujo, pela tentativa de latrocínio em Uberlândia, ocorreu na última terça-feira (10). A sessão foi realizada no Fórum da cidade e durou cerca de sete horas. 

Esta fase serviu para ouvir as testemunhas e as rés do possível crime registrado em 2018. Pâmela e Paula Volp negaram conhecer a vítima, Thauana ficou em silêncio durante a audiência. 

De acordo com as informações, os advogados de defesa pediram a suspensão do juízo, alegando imparcialidade, e tentaram colocar uma nova testemunha para ser ouvida. O juiz responsável pelo caso, Márcio José Tricotti, decidiu que não há suspensão e que não seria possível ouvir a testemunha neste momento do processo.

Após a sessão, o Ministério Público (MPMG) tem cinco dias para divulgar as alegações finais. Posteriormente, o juiz profere a sentença para as três rés. 

Pâmela e Paula Volp também são investigadas por outros crimes, como associação criminosa e exploração sexual, na Operação Libertas. 

A acusação 

Pâmela e Paula Volp foram denunciadas por uma tentativa de latrocínio ocorrida em 2018 contra uma travesti, em Uberlândia. 

O promotor Thiago Ferraz detalhou a possível atuação das acusadas: “Três pessoas, que já foram identificadas, acompanhadas de outras duas não identificadas, chegaram de carro, abordaram essa travesti e já desceram agredindo".

Segundo a descrição feita por Ferraz, elas deram um golpe com uma barra de ferro na nuca da travesti, que caiu no chão e foi atingida por chutes e socos. A vítima ficou desacordada e foi levada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Roosevelt. 

Ainda de acordo com o promotor, a vítima ficou muito apavorada e fugiu da unidade.

A Operação Libertas

A operação Libertas foi deflagrada em 8 de novembro de 2021 e visa combater associação criminosa voltada a estabelecer o monopólio da exploração sexual de travestis e transsexuais em Uberlândia e região, mediante o uso de graves ameaças e lesões corporais contra quem tenta praticar a prostituição de forma independente do grupo criminoso. 

Três mandados de prisão e 11 de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Uberlândia. Um dos alvos da operação é a ex-vereadora Pâmela Volp e sua irmã, Paula Volp, apontadas como umas das principais envolvidas no crime de exploração sexual. 

A operação Libertas teve a sua 6ª fase deflagrada no dia 15/03, com o objetivo de resgatar travestis e transexuais de trabalho escravo. Oito travestis e transexuais foram resgatadas pelas autoridades. Segundo informações do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), as vítimas estavam sofrendo exploração sexual e financeira.

As ações são realizadas em diversos pontos das cidades e contam com equipes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e da auditoria fiscal do trabalho

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 08h48 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 29°

Qua 30°C 16°C
Qui 31°C 16°C
Sex 30°C 17°C
Sáb 30°C 17°C
Dom 25°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes