As férias escolares do meio do ano estão chegando e especialistas aconselham colocar o cartão de vacinação em dia. Alguns estados brasileiros, assim como países do exterior, exigem a apresentação da caderneta de imunização atualizada para determinadas doenças imunopreveníveis, a fim de evitar a transmissão de enfermidades.
Entre os imunizantes recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para proteção nas viagens estão: gripe; febre-amarela; Hepatites A e B; rotavírus, pentavalente, Tétano, Difteria, Tríplice Viral, entre outras.
“Em casos de viagem, o ideal é tomar as vacinas com antecedência para que o organismo esteja protegido antes da viagem. A Hepatite A, por exemplo, precisa de duas doses com um intervalo de um mês. Já a da febre amarela precisa ser tomada em até 10 dias antes da viagem”, explica Claudilson Bastos, infectologista do Grupo Sabin.
Atenção ao destino
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas salvam a vida de mais de 3 milhões de pessoas anualmente. Por isso, além de proteger o turista, a vacina resguarda a população local. “A imunização é um meio do país de destino se precaver de visitantes estrangeiros que possam levar doenças para o seu território", explica Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.
Por isso, sem as devidas vacinas o viajante corre o risco de não embarcar. Há países na América do Sul e em outros continentes que solicitam também o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
Para o executivo, a atenção precisa ser maior para os destinos internacionais: “O Certificado Internacional de Vacinação deve estar em mãos no momento do embarque. É obrigatório, mesmo em casos de escala e caso o país exija, estar com suas vacinas em dia”, comenta o Diretor.
Covid-19
Alguns destinos nacionais e internacionais exigem a vacinação contra o SARS-CoV-2 para entrada e apesar de não existir uma normativa internacional publicada, grande parte dos países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19, emitido pelo Ministério da Saúde, como comprovante.
Na Europa, brasileiros vacinados contra a covid-19 podem entrar em 44 países sem restrições. Apenas 5 países ainda adotam pré-requisitos para a entrada de brasileiros, como resultado negativo para doença. São eles: Grécia, Lituânia, Portugal, Rússia e Sérvia.
Mín. 15° Máx. 29°