Sábado, 25 de Junho de 2022
19°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Política Eleições 2022

Ausência de 3° via fortalece Bolsonaro e Lula, afirma cientista político

Pré candidatos do PT e do PL apresentaram crescimento em Minas, estado chave na eleição presidencial

20/06/2022 às 14h05
Por: Gabriele Santos
Compartilhe:
(Getty Images/Bolsonaro: Andressa Anholete / Lula: Minas/Bloomberg)
(Getty Images/Bolsonaro: Andressa Anholete / Lula: Minas/Bloomberg)

Minas Gerais é considerado o termômetro das eleições presidenciais no Brasil. Historicamente,  quem vence no estado também vence a disputa pelo Planalto.

A última pesquisa em Minas Gerais sobre intenções de votos para presidente trouxe uma tendência: o crescimento dos 2 principais postulantes ao cargo,  Lula e Bolsonaro.

A pesquisa foi feita pela F5 Atualiza Dados e divulgada ontem, 19, primeiramente pelo Jornal Estado de Minas.

Em comparação à pesquisa do mesmo instituto no mês de fevereiro, Lula cresceu 7,5 pontos percentuais - tinha 36,1% e hoje apresenta 43,6%.

Já Bolsonaro cresceu 3,8 pontos percentuais, saindo de 27,7% para 31,5%.

Segundo Domilson Coelho, diretor do F5 Atualiza Dados e pós graduado em Ciências Políticas, tal crescimento se dá pelo chamado "voto útil", causado pela rejeição aos nomes dos candidatos, algo relativamente comum em eleições polarizadas como esta se desenha.

"O eleitor que estava indeciso e esperava um nome de conciliação por não querer Lula ou Bolsonaro, não encontrou isso. Quem não quer Lula presidente já está declarando voto em Bolsonaro; quem não quer Bolsonaro presidente novamente, declara voto em Lula", afirmou.

Coelho não acredita que Simone Tebet ou Ciro Gomes sejam capazes de encabeçar um projeto com terceiro nome que tenha força para realmente disputar o cargo.

"Ela (Tebet) não veio com tempo suficiente para construir. É muito desconhecida e não representa uma terceira via", afirma. "Ciro também não consegue encabeçar esse projeto", opina.

O levantamento citado na matéria está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os números MG-00062/2022 e BR-02909/2022. O nível de confiabilidade dos dados coletados é de 95%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.