Sábado, 25 de Junho de 2022
19°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Política Eleições 2022

Polícia Federal vai fiscalizar urnas com programas próprios, afirma Ministro

Segundo a nota enviada pelo Ministério da Justiça ao TSE, a PF vai fiscalizar e auditar o uso de urnas eletrônicas

21/06/2022 às 14h08
Por: Gabriele Santos
Compartilhe:
Foto: Anderson Torres, Ministro da Justiça e presidente Bolsonaro. (Reprodução)
Foto: Anderson Torres, Ministro da Justiça e presidente Bolsonaro. (Reprodução)

Segundo a jornalista Bela Megale, do jornal O Globo , o Ministério da Justiça informou em nota ao TSE que a Polícia Federal, que já participa de todo o processo da eleição, poderá desenvolver programas próprios para fiscalizar e auditar as urnas eletrônicas. 

A nota é assinada pelo Ministro da Justiça,  Anderson Torres, e direcionada ao ministro do STF Edson Fachin, que é o atual presidente do STE - Superior Tribunal Eleitoral.

“Informo ainda que a necessidade de participação da PF na fiscalização e auditoria relativas ao emprego da urna eletrônica (sistema eletrônico de votação), inclusive com a possibilidade de desenvolvimento de programas próprios de verificação (art. 15 da Resolução no 23.673÷2021), visa resguardar o estado democrático de direito, que exige integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais, consagrando, assim, uma eleição escorreita”, afirmou o Ministro da Justiça.

A segurança das urnas eletrônicas tem sido alvo de discussão, inclusive com várias críticas do presidente Bolsonaro, que condiciona uma eventual derrota eleitoral e fraudes ao sistema eletrônico de votação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.