Segunda, 27 de Junho de 2022
15°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Cotidiano Atenção

SAE alerta a população de Ituiutaba sobre a chegada do período de estiagem e o uso da água

Diante da aproximação do período de seca, a SAE reforça a importância da conscientização da comunidade para o uso consciente da água 


22/06/2022 às 10h40
Por: Redação Pontal
Compartilhe:
SAE alerta a população de Ituiutaba sobre a chegada do período de estiagem e o uso da água

A Superintendência de Água e Esgotos - SAE de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, emitiu alerta destinado a população para o período de estiagem, com o objetivo de incentivar a economia da água. A medida é, de fato, um alerta importante, uma vez que no ano de 2021 a seca foi intensa e a população teve uma participação bastante significativa para evitar grandes problemas durante esse período do ano. 

No segundo semestre, período em que ocorre a seca, geralmente a temperatura aumenta na região e as chuvas tendem a diminuir muito, ocorrendo a diminuição nos níveis dos mananciais que abastecem a cidade.

A diretora da SAE, Letícia de Castro Fernandes Garcia, sinaliza que a sociedade possui hábitos de consumo muito acentuados e de expressividade considerável. “Qualquer medida tomada para inverter essa tendência faz diferença. A água é um recurso fundamental, usado no nosso dia a dia para o consumo, preparo de alimentos, banho, limpeza, entre outras atividades. Antes de chegar até nós, ela é tratada pela SAE com total rigor para garantir sua potabilidade e o uso consciente é muito importante”, disse.

A preocupação com o uso correto dos recursos hídricos deve ser constante. Apesar de cerca de 70% do planeta ser coberto pela água dos oceanos, apenas cerca de 2% é água potável. A forma como a água é utilizada em casa precisa ser repensada, visto que se trata de um importante recurso que pode ficar escasso em um futuro próximo.

Ações simples para fazer em casa que resultam em economia: 

- feche o chuveiro ao ensaboar-se, por exemplo, reduz o consumo de 180 litros para apenas 48 litros a cada banho;

- feche a torneira ao escovar os dentes e ao lavar mãos e rosto; 

- verifique vazamentos em canos e torneiras; 

- utilize a descarga do vaso sanitário apenas quando necessário, pois, quando pressionada por seis segundos, consome entre 6 e 10 litros de água; 

- use a vassoura para limpar a calçada e reutilize a água reduzindo o uso da mangueira, pois sua utilização por 15 minutos consome cerca de 180 litros de água limpa. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba e Pontal - MG
Ituiutaba e Pontal - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias das cidades do Pontal do Triângulo Mineiro: Cachoeira Dourada, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória e Ituiutaba
Uberlândia - MG Atualizado às 05h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 28°

Ter 29°C 14°C
Qua 30°C 15°C
Qui 32°C 15°C
Sex 31°C 15°C
Sáb 24°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes