Terça, 28 de Junho de 2022
16°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Esportes O

O Deputado Federal Marcos Montes faz visita em Ituiutaba e reúne autoridades da região

O Deputado Federal Marcos Montes faz visita em Ituiutaba e reúne autoridades da região

25/04/2014 às 14h43
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:
O Deputado Federal Marcos Montes (PSD) esteve realizando um visitas em Ituiutaba nesta última quinta-feira (25/04).  O parlamentar foi recebido na Câmara Municipal dos vereadores e ainda por lideranças locais com a presença do presidente local do PSD, Renato Moura. O deputado conversou com o várias lideranças e autoridades de nossa região sobre as demandas do município e assegurou que fará  liberações de recursos para região, através de emenda parlamentar ainda durante essa gestão. Vice-líder do PSD na Câmara e deputado e majoritário em Uberaba, o parlamentar que tem grande atuação na bancada ruralista, assegurou o Presidente do PSD em Ituiutaba, colocando-se  à disposição de todos os moradores da região.
[caption id="attachment_34180" align="aligncenter" width="640"]Foto: Pontal em Foco De pé, o presidente do partido PSD em Ituiutaba ( Renato Moura) sentado ao lado o Deputado Federal (Marcos Montes)[/caption]  

Biografia

Muito jovem mudou-se com sua família para Uberaba quando tinha apenas três meses de idade. Formou-se em medicina com especialização em anestesiologia e é professor licenciado da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, hoje UFTM. Atualmente é casado com a empresária Marília Andrade Cordeiro com quem tem duas filhas, Gabriela e Guta.

Carreira política

Após filiar-se ao PFL (atual Democratas), foi convidado pelo então prefeito Luiz Guaritá Neto à assumir a presidência da COHAGRA (Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande) em 1993. Mais tarde ocupou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e em outubro de 1996 foi eleito para comandar a prefeitura de Uberaba ao lado do vice Dr.Paulo Miguel de Mesquita, médico e ex presidente da Fosfertil.

Sua administração focou-se no desenvolvimento da educação, saúde, esporte e ação social. Em 2000, foi candidato à reeleição tendo como vice o respeitado cirurgião-plástico Odo Adão (PSDB). Enfrentou pela segunda vez o deputado estadual Anderson Adauto (PMDB). Saiu vitorioso, sendo o primeiro prefeito reeleito na história de Uberaba.

Em seu segundo mandato, Montes enfrentou alguns desafios. Entre eles, o corte de água em toda a cidade devido a um grave acidente envolvendo o descarrilhamento de trem que acabou despejando produtos químicos no rio responsável pelo abastecimento do município. Neste período sua popularidade alcançou o maior índice já registrado em seus dois mandatos, devido a agilidade com que conduziu as ações voltadas para a normalização do sistema de distribuição de água. Em 2002 foi o principal articulador da aliança PSDB/PFL que elegeu o presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves governador de Minas Gerais, tendo como vice o deputado federal Clésio Andrade (presidente estadual do PFL).

Durante seus mandatos como prefeito de Uberaba, Montes teve destaque no cenário político nacional. Ocupou a vice-presidência da Associação Brasileira de Municípios e a coordenação-geral da Frente Mineira de Prefeitos.

Em agosto de 2004, faltando quatro meses para o término de seu mandato, Montes aceita o convite do governador Aécio Neves para assumir o comando da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes e renuncia ao cargo de prefeito - que passa a ser exercido por seu vice, Dr. Odo Adão. Neste mesmo ano participou diretamente das eleições municipais em Uberaba, fazendo campanha para um dos candidatos à prefeito, o deputado estadual Fahim Sawan, derrotado por Anderson Adauto.

Em 2006 teve seu nome vinculado na imprensa mineira como um forte candidato para integrar a chapa de reeleição de Aécio Neves, mas acabou disputando uma vaga de deputado federal fazendo dobradinha com Fahim Sawan. Eleito majoritário em Uberaba, recebeu quase 90 mil votos em todo o Estado. Ao assumir o cargo, recebeu uma importante tarefa de seu partido: o comando da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Ocupou a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e a segunda vice-presidência da Comissão Mista de Orçamento da União. Ao final do mês de outubro/11 anunciou sua transferência do DEM para o recém-criado PSD - Partido Social Democrático, se tornando um de seus principais dirigentes nacionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.