A parceria com a Novartis envolve a transferência de tecnologia, fornecimento de produtos, dentre outras iniciativas que beneficiam a população de Minas Gerais.
O secretário de Estado de Saúde, José Geraldo, e o presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Francisco Tavares, estiveram reunidos nesta semana com o representante da Novartis, Alexandre Gibim, para discutir avanços na parceria para o combate à meningite. Atualmente, o acordo possibilita o fornecimento de doses da vacina contra a Meningite C para todo o país.
O Governo de Minas foi pioneiro ao introduzir a vacina meningocócica no calendário estadual de vacinação, em 2009, por meio desta parceria que envolve a transferência de tecnologia, fornecimento de produtos, dentre outras iniciativas. Atualmente, por meio do Ministério da Saúde, a vacina para Meningite C integra o programa nacional de imunização e é disponibilizada em toda a rede nacional, beneficiando cerca de três milhões de recém-nascidos em todo o Brasil.
Até o final deste ano, as fases de embalagem e rotulagem da Vacina MenC estarão sendo realizadas na Funed. No encontro entre o secretario de Estado de Saúde, o presidente da Funed e o representante da Novartis, foram discutidos os pontos de sucesso desta parceria e reforçadas as intenções de expandi-la para novos produtos.
"Queremos que a Funed seja um centro de excelência no Brasil no que se refere ao combate à Meningite. Temos reforçado esta posição junto ao Ministério da Saúde e entendemos que com o sucesso da parceria podemos contribuir com o país em outros aspectos, como no combate a Meningite B", disse Francisco Tavares.
Os representantes do Governo de Minas finalizaram a reunião ao agradecer e reafirmar a importância da parceria e a intenção de continuar avançando no cumprimento de uma missão tão nobre em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a população do país.
Mín. 13° Máx. 26°