Domingo, 28 de Novembro de 2021
19°

Nevoeiro

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Novo

Novo tipo de protozoário ataca e mata rebanhos de gado no Triângulo Mineiro

Novo tipo de protozoário ataca e mata rebanhos de gado no Triângulo Mineiro

04/09/2014 às 09h34
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

gado

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) faz um alerta aos produtores rurais do Pontal do Triângulo. Um novo tipo de protozoário está atacando rebanhos de gado da região.

O Trypanossoma Vivax veio da África e Ásia e está infestando não só Minas Gerais, mas toda a América. Ele ataca a corrente sanguínea dos bovinos roubando os nutrientes, a doença tem trazido preocupação à classe produtora.

O segundo foco de tripanossomose ocorreu em julho de 2014 e 50 cabeças de gado morreram na região do Pontal do Triângulo.

Como o protozoário está presente no sangue, o maior índice de contaminação é por meio de seringa usada em vários animais. A doença tem três estágios: agudo, superagudo e crônico. O animal perde o apetite e enfraquece, porque o agente compete pelos nutrientes da alimentação. Pode ocorrer diarreia, abortos e cai a produção do gado.

As formas de prevenção da doença são: -a desinfecção das seringas utilizadas; -a não utilização da mesma agulha em vários animais; -o controle dos insetos que sugam o sangue do animal, transmitindo a doença.

O tratamento não é fácil, pois o medicamento existe na Venezuela e ainda não foi reconhecido pelas autoridades brasileiras.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ituiutaba, Lindolfo Marques, ações estão sendo feitas junto à FAEMG e o IMA para providenciar junto ao Ministério da Agricultura, a importação da vacina.

Foto: Uipi

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.