O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) faz um alerta aos produtores rurais do Pontal do Triângulo. Um novo tipo de protozoário está atacando rebanhos de gado da região.
O Trypanossoma Vivax veio da África e Ásia e está infestando não só Minas Gerais, mas toda a América. Ele ataca a corrente sanguínea dos bovinos roubando os nutrientes, a doença tem trazido preocupação à classe produtora.
O segundo foco de tripanossomose ocorreu em julho de 2014 e 50 cabeças de gado morreram na região do Pontal do Triângulo.
Como o protozoário está presente no sangue, o maior índice de contaminação é por meio de seringa usada em vários animais. A doença tem três estágios: agudo, superagudo e crônico. O animal perde o apetite e enfraquece, porque o agente compete pelos nutrientes da alimentação. Pode ocorrer diarreia, abortos e cai a produção do gado.
As formas de prevenção da doença são: -a desinfecção das seringas utilizadas; -a não utilização da mesma agulha em vários animais; -o controle dos insetos que sugam o sangue do animal, transmitindo a doença.
O tratamento não é fácil, pois o medicamento existe na Venezuela e ainda não foi reconhecido pelas autoridades brasileiras.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ituiutaba, Lindolfo Marques, ações estão sendo feitas junto à FAEMG e o IMA para providenciar junto ao Ministério da Agricultura, a importação da vacina.
Foto: Uipi
Mín. 12° Máx. 26°