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Escolas municipais de Ituiutaba garantem inclusão através de Atendimento Especializado

Escolas municipais de Ituiutaba garantem inclusão através de Atendimento Especializado

13/03/2013 às 17h19
Por: Adelino Júnior
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As políticas da educação inclusiva estão sendo cada vez mais difundidas e aplicadas com caráter sólido diante da importância do reconhecimento e do respeito à diversidade de cada ser na construção da aprendizagem. Portanto, sabemos que há amparos legais para que as mudanças desses paradigmas se deem de fato e sejam realmente consolidados. Em comum todos trazem consigo o princípio da igualdade de direitos, impressa inicialmente na Constituição Federal (1988), que defende condições para o acesso e permanência de todos e assegura ainda o direito ao AEE (Atendimento Educacional Especializado), considerando as necessidades específicas dos alunos. Com isso, a perspectiva inclusiva traz um novo conceito de educação especial e consequentemente, a inovação de sua prática.

Mediante estes princípios, a Política Nacional de Educação Especial, estabelece que a Educação Especial seja uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais.

O AEE (Atendimento Educacional Especializado) é uma das principais ações oferecidas em contra turno, com dupla matrícula, sendo realizada em sala de recurso multifuncional, não sendo substitutivo ao Ensino Regular, mas sim complementação, que possibilita uma aprendizagem significativa, valorizando o conhecimento atual do aluno, observando seu ritmo e garantindo a oportunidade de aprender o que é diferente no ensino comum, de maneira a desenvolver necessidades para superar as barreiras impostas pela deficiência.

O profissional de atendimento deve propor atividades diversificadas que fortaleçam a autonomia, resolvendo situações problema do cotidiano, bem como a tomada de decisões.

Na rede Municipal de Ituiutaba, temos 8 salas de recurso multifuncional com vários tipos de atendimentos tais como: Braille, soroban, estimulação visual, estimulação essencial e apoio pedagógico. Os alunos que necessitam, e a escola regular não oferece esse serviço, devem ser encaminhados à escola mais próxima.

O grande desafio que a inclusão impõe à escola é lidar com a diversidade e buscar respostas para as diferenças educacionais especiais, adaptando o ensino ao interesse e ritmo de aprendizagem de cada educando e ajudá-lo a progredir e ter experiências significativas.

Desta forma, a SMEEL (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer) respaldada na legislação vigente, propõe significativas transformações nas práticas educativas. Conhecimento sobre as deficiências para a utilização de novas metodologias e mudanças de postura do educador são fatores fundamentais, para que ocorra a inclusão e, consequentemente, uma escola cidadã na consolidação de uma educação emancipadora e inclusiva.

Lucília Belizário Marcelino de Paula, mãe de aluno que apresenta deficiências múltiplas como baixa visão e déficit auditivo e mental, contou que quando seu filho iniciou as atividades na Escola Municipal Machado de Assis, uma das que oferecem o AEE em Ituiutaba, o garoto apresentava um comportamento agitado e agressivo, muita dificuldade de socialização, problemas na fala e na audição, além de déficit cognitivo e de atenção.

A mãe conta foi chamada várias vezes à escola para resolver problemas de comportamento de seu filho e, em seu relato, afirma que a correção dos comportamentos inadequados foi feita a partir de diálogos e nunca através da agressão física. E, com esse trabalho, foi possível perceber, por todos da escola e, principalmente, por sua família, um grande avanço do aluno na aprendizagem, socialização e na sua higiene corporal.

Percebe-se que o estudante, hoje, conversa normalmente, relaciona-se bem com os colegas, tem desenvolvido o raciocínio lógico, lê textos simples e tem boa oralidade. A família sente-se amparada pela escola e especialmente pelo AEE – Atendimento Educacional Especializado. A mãe relata também que ele é um rapaz respeitador, educado, com progresso bem notável.

A escola agradece a parceria com essa família, no auxílio com todas as intervenções solicitadas, pois acredita que somente com a interação entre família e escola é que se pode alcançar um atendimento de qualidade.

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