Domingo, 29 de Maio de 2022
16°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Mais

Mais um passo para estadualização da Uemg em Ituiutaba será dado esse mês

Mais um passo para estadualização da Uemg em Ituiutaba será dado esse mês

02/04/2013 às 15h12
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, está mais uma vez na capital mineira, onde assina convênio junto ao Governo do Estado, para implantação do Programa Olho Vivo, que terá a instalação de câmeras de segurança na entrada da cidade e no centro comercial. Além desse importante convênio em prol da segurança do município, Luiz Pedro fará visita ao Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, onde acertam os últimos detalhes quanto à estadualização da UEMG em Ituiutaba.

No início do mês passado Luiz Pedro anunciou que o próprio secretário de Estado disse que deve ocorrer ainda este ano o vestibular da Uemg, já para o ensino gratuito em 2014, o que de fato trouxe grande expectativa para os estudantes de toda região do Pontal Mineiro.

Nárcio Rodrigues afirmou que o próprio Governo, através de sua Secretaria, realizará uma audiência pública em parceria com a Prefeitura de Ituiutaba e Câmara Municipal, com data ainda a ser definida.

Outra grande notícia dada nas últimas semanas, foi com referência ao envio do Projeto de Lei, por parte do Governador Antonio Anastasia, à Assembleia Legislativa. A informação foi dada no último dia 19, quando o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Dijon de Moraes Júnior, se reuniram com os presidentes das fundações associadas para discutir a estadualização e a incorporação à Uemg.  Também foi apresentada proposta de Projeto de Lei que será encaminhado pelo governador Antonio Anastasia à Assembléia Legislativa, no início de abril, para regulamentar os requisitos e procedimentos a serem adotados pelas instituições.

Os presidentes e representantes das fundações - com sede nos municípios de Passos, Ituiutaba, Divinópolis, Campanha, Carangola e Diamantina - participaram da reunião enfatizando a efetiva luta para realizar o sonho de estadualizar as instituições. São elas: FAFILE de Carangola; Fundação Educacional de Divinópolis; Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha; Fundação Educacional de Ituiutaba; Fundação Cultural Campanha da Princesa; e Fundação de Ensino Superior de Passos.

De acordo com Narcio Rodrigues, o Projeto de Lei que será assinado e enviado pelo governador Anastasia à Assembleia Legislativa contém requisitos e procedimentos a serem seguidos para serem absorvidos pela Uemg. A partir da entrega do projeto, cada instituição terá um prazo de seis meses para enviar à Uemg diversos documentos relativos ao funcionamento dos espaços, tais como laudos dos imóveis, situação do corpo discente, bem como matrícula e número de vagas.

O secretário Narcio Rodrigues destacou os esforços do Governo de Minas, para que este processo seja realizado, fortalecendo o ensino superior no estado. "Com esse passo, vamos ampliar o horizonte de atuação da Uemg, mais do que isso, dar um salto também para a qualidade do ensino na universidade, assim como a quantidade de alunos que vai saltar para 20 mil", comenta.

Outro mecanismo é utilizar ao máximo toda a estrutura da Universidade Aberta de Minas Gerais (Uaitec), como suporte para os cursos oferecidos pela Uemg. Segundo Narcio Rodrigues, a vontade é que todos os municípios onde as fundações atuam, ganhem uma unidade do programa. Ituiutaba e Passos já possuem unidades em pleno funcionamento.  A unidade da Uaitec de Passos já tem acordo com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) para ter o conteúdo pedagógico.

Em Belo Horizonte, o prefeito está acompanhado dos secretários municipais de Desenvolvimento Social, Sônia Correêa do Carmo, e de Obras e Serviços Públicos, Luiz Manoel Parreira.

Biblioteca Municipal participa de evento em comemoração à Páscoa 

Centro Turístico começa a ganhar gramado 

Secretária de Desenvolvimento Social discorre sobre o Minha Casa Minha Vida em Ituiutaba

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.