A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está realizando a campanha de imunização para que crianças de 9 a 14 anos contra o Papilomavírus Humano (HPV) considerado o principal causador do câncer de colo de útero, ânus e pênis. A vacina está disponível gratuitamente pelo SUS em Centros de Saúde do estado.
Em Minas Gerais, a imunização está 80% abaixo da meta recomendada pelo Ministério da Saúde. Anteriormente, o Programa Nacional de Imunização (PNI) estabelecia a proteção para meninos de 11 a 14 anos, enquanto para as meninas já era determinado que a vacinação ocorresse de 9 a 14 anos. Desde setembro do ano passado, meninos a partir dos 9 anos também já podem receber o imunizante.
A vacinaÇão em crianças e pré-adolescentes é realizada para que elas já estejam protegidas contra o vírus quando iniciarem a vida sexual, já que o HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
A SES-MG, ressalta que os pais podem verificar a situação do cartão de vacina dos filhos em qualquer posto de saúde, juntamente à equipe responsável pela imunização. Desta forma, se a dose de qualquer vacina esteja faltando, incluindo a do HPV, a criança já pode tomá-la no local.



Não tinha ideia de como esse assunto era complexo. Obrigado por esclarecer!