A gestão da saúde pública de Ituiutaba ganhou projeção estadual nesta terça-feira, 7 de abril. O destaque ocorreu durante o Conexão Minas-Saúde, o maior evento do setor em Minas Gerais. Entre os mais de 600 municípios presentes, Ituiutaba foi uma das oito cidades selecionadas para compartilhar experiências exitosas em um painel com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
A comitiva, liderada pelo secretário municipal de Saúde, Conrado Pereira, detalhou o plano de expansão da Atenção Primária sob a gestão da prefeita Leandra Guedes. O foco central da apresentação foi a construção de sete novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Prefeitura realiza o projeto em parceria direta com o Governo de Minas.

Investimento
O projeto de fortalecimento da rede de saúde conta com um aporte estadual de R$ 18 milhões. Como contrapartida e garantia de sustentabilidade do serviço, a Prefeitura de Ituiutaba assume o custeio operacional das novas unidades, estimado em R$ 12 milhões anuais.
“A presença de Ituiutaba entre os poucos municípios convidados para palestrar demonstra que o modelo de gestão adotado pela prefeita Leandra Guedes é hoje uma referência para o SUS em Minas”, afirmou o secretário Conrado Pereira.
Evento
O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG). O evento acontece entre os dias 7 e 9 de abril. A iniciativa busca: Integrar gestores estaduais e municipais; Compartilhar boas práticas de gestão pública e debater os desafios do financiamento e da assistência no SUS mineiro.
A escolha de Ituiutaba para o painel de destaque deve-se ao avanço nos indicadores da Atenção Primária. A construção das sete UBSs visa descentralizar o atendimento, reduzindo filas no atendimento de urgência e garantindo que o cuidado preventivo chegue aos bairros com maior demanda.
Durante os três dias de programação, painéis temáticos e debates técnicos devem pautar as diretrizes da saúde para o restante do ano de 2026.


Bom dia!
Muito bom a participação de Ituiutaba.
Mas… as UBS que foram inauguradas estão fechadas e falta médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúdes nos postos existentes.