Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Saúde > Nova regra em Uberlândia restringe atestados somente para situações de urgência
Saúde

Nova regra em Uberlândia restringe atestados somente para situações de urgência

Casos leves darão direito apenas a declaração de comparecimento.

Lorena Marques
Por
Lorena Marques
Publicado 9 de dezembro de 2025, 10:02
Compartilhar

Pacientes que buscarem a rede municipal de saúde em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, passarão a receber atestado médico apenas se o quadro clínico for classificado como moderado ou grave. A alteração foi oficializada pela Secretaria Municipal de Saúde, que publicou uma resolução estabelecendo a política “Atestado Consciente”.

ANÚNCIO

A medida é válida para todas as unidades públicas do município. Inclui-se nela as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde, equipes de Saúde da Família e centros de especialidades. Portanto, o protocolo muda o atendimento em toda a rede.

O principal objetivo da Secretaria de Saúde é desafogar as unidades, que têm enfrentado superlotação devido a atendimentos de baixa complexidade. Casos classificados como Verde e Azul, por terem baixa gravidade, consomem o tempo das equipes. Como resultado, prioridades como urgências e emergências acabam prejudicadas.

Além disso, a pasta afirma que a iniciativa busca garantir o uso “ético e criterioso” do atestado médico. A regra preserva a autonomia técnica do profissional e evita pressões por emissão do documento quando não há necessidade clínica comprovada.

ANÚNCIO

O que acontece com quem não tiver direito ao atestado?

Pacientes avaliados como Verde ou Azul, que não preencherem os critérios médicos para receber o atestado médico, terão direito a outro documento: a declaração de comparecimento. Este documento comprova a passagem pela unidade e pode ser usado para justificativas trabalhistas ou escolares.

Em outras palavras, esta declaração tem caráter administrativo e não exige a assinatura de um médico. Qualquer profissional de nível superior da unidade está autorizado a emiti-la.

No entanto, há exceções. Em situações previstas em lei – como atendimento a crianças, idosos, pessoas com deficiência, pessoas privadas de liberdade ou outras condições específicas – o médico poderá emitir o atestado mesmo em casos leves. Nestes cenários, a justificativa deve ser anotada no prontuário.

ANÚNCIO

A Secretaria Municipal de Saúde fará a orientação e fiscalização do cumprimento da nova política, abrangendo também as organizações sociais que prestam serviços ao município.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Anvisa proíbe venda e uso de “canetas emagrecedoras do Paraguai” em todo o país

Jornalista Tainá
Tainá Camila
21 de janeiro de 2026, 15:23

Hospital em Uberlândia realiza 1ª cirurgia de escoliose com ‘GPS cirúrgico’

Carlos Cravinhos
Carlos Cravinhos
24 de dezembro de 2025, 9:12

Uberlândia e Uberaba receberão máquinas automáticas para entrega de insumos farmacêuticos

Carlos Cravinhos
Carlos Cravinhos
22 de dezembro de 2025, 17:08
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?