Dois homens, de 51 e 39 anos, foram presos em flagrante nesta sexta-feira (9), em Patos de Minas, por envolvimento em uma farsa que simulava o roubo de um Hyundai Creta.
A falsa ocorrência teria acontecido em Paracatu, onde o dono do veículo, de 52 anos, alegou ter sido vítima de um assalto armado em frente à própria casa, no Centro da cidade.
Conforme o relato inicial, ele teria sido rendido por dois criminosos, colocado dentro do carro, levado para uma área afastada, amarrado e deixado no local enquanto os supostos autores fugiam com o automóvel e seu celular.
A história, no entanto, caiu por terra durante a investigação.
Após diligências, a Polícia Militar localizou o veículo em Patos de Minas, na rodovia MG-410, sendo abastecido em um posto de combustíveis. Os suspeitos foram interceptados na Avenida Marabá.
Durante a abordagem, os policiais encontraram uma faca e uma réplica de arma de fogo (tipo airsoft) dentro do carro.
Com as declarações dos detidos, a verdade foi revelada. Segundo o motorista, todo o cenário havia sido criado pelo próprio proprietário do veículo, que estaria passando por dificuldades financeiras e com o financiamento do carro em atraso.
Ele teria fornecido o simulacro, participado da simulação e até ajudado na própria amarração para dar veracidade ao falso crime.
O passageiro, por sua vez, afirmou que estava sob efeito de entorpecentes e que apenas seguiu as orientações, sem compreender totalmente o plano.
Inicialmente registrado como roubo, o caso foi reclassificado como estelionato. A Polícia Civil dará continuidade às investigações e poderá responsabilizar também o dono do carro por fraude e simulação de crime.
O veículo foi apreendido e levado ao pátio do Detran. Todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia, onde permanecem à disposição da Justiça.