Na manhã desta terça, 25, o MPMG deflagrou duas importantes operações de combate ao tráfico de drogas nas cidades do Triângulo Mineiro, numa megaoperação. Denominadas “Força Total” e “Fora de Sintonia” (2ª fase), as operações têm o apoio das Polícias Militar e Penal e visam desmantelar redes criminosas envolvidas no tráfico de narcóticos e outros crimes.
Objetivo da megaoperação
A megaoperação acontece em um momento estratégico, próximo às festividades do Carnaval, período que costuma apresentar um aumento na demanda por drogas no mercado ilegal. O principal objetivo das ações é reduzir a oferta de narcóticos e evitar que traficantes abasteçam festas e eventos populares com substâncias ilícitas.

Ação da Operação “Força Total”
A operação “Força Total” tem como meta desarticular um núcleo de uma organização criminosa, envolvida no tráfico de drogas, roubos e homicídios. A investigação apontou que o tráfico de entorpecentes é um dos fatores responsáveis pelo aumento de crimes violentos na região. Ao todo, a operação cumpre 23 mandados de busca e apreensão nas cidades de Uberaba e Uberlândia.
Continuação da Operação “Fora de Sintonia”
A “Operação Fora de Sintonia” (2ª fase) dá sequência às investigações que começaram na primeira fase, em novembro de 2023. Focada em outro núcleo da mesma organização criminosa, esta etapa tem como objetivo desarticular atividades de tráfico de drogas operadas a partir do sistema penitenciário, com foco nas cidades de Campina Verde e Uberaba.
A operação cumpre 12 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão em várias cidades da região, incluindo Ituiutaba.
Apoio de diversas forças de segurança na megaoperação
A operação contou com a participação de cerca de 180 policiais militares, 10 policiais penais, dois promotores de Justiça, dois servidores do MPMG, além do apoio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), com equipes de inteligência e operações com cães. A operação foi coordenada pelo Gaeco Regional de Uberaba, em parceria com a Agência de Inteligência da PMMG.
A megaoperação visa não apenas combater o tráfico de drogas, mas também diminuir a criminalidade violenta na região do Triângulo Mineiro.
