Banco em Ituiutaba é autuado após clientes esperarem mais de duas horas em fila

Agência bancária descumpre lei municipal e mantém idosos em fila por mais de 120 minutos em Ituiutaba

Sirley de Araújo
A imagem mostra fiscais em uma agencia bancaria.
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio de uma ação conjunta entre a Procuradoria-Geral do Município e o Procon, autuou uma agência bancária na última terça-feira (12). A fiscalização ocorreu após agentes confirmarem que diversos consumidores aguardavam atendimento por mais de 120 minutos. Essa conduta desrespeita diretamente a legislação municipal vigente que limita o tempo de espera nas instituições financeiras.

Conforme a Lei Municipal nº 4.646/2019, os bancos devem cumprir prazos específicos para o atendimento ao público. Além disso, o Procon ressaltou que a demora excessiva viola os princípios de eficiência e dignidade previstos no Código de Defesa do Consumidor. Durante a inspeção, a equipe técnica identificou que até mesmo o grupo prioritário, composto por idosos, sofria com os atrasos na unidade.

O diretor do órgão municipal, Alisson Alves Camargos, criticou duramente a postura da instituição. De acordo com o gestor, a prefeitura não tolerará o descumprimento das normas que protegem o cidadão. Portanto, a fiscalização lavrou o auto de infração imediatamente para dar início ao processo administrativo.

“Não é admissível que consumidores permaneçam aguardando por mais de duas horas para receber atendimento bancário”, afirmou Alisson Alves Camargos. Ele completou dizendo que “a legislação municipal existe para garantir respeito e eficiência. Seguiremos atuando com firmeza para responsabilizar instituições que descumpram a lei”.

Agora, a agência bancária enfrentará sanções administrativas que podem incluir multas pecuniárias expressivas. O valor final dependerá da análise de reincidência e do porte financeiro do banco. Por outro lado, o Procon de Ituiutaba informou que as fiscalizações continuarão ocorrendo de forma rotineira em toda a cidade para assegurar o fluxo adequado de pessoas.

Para fortalecer o combate às irregularidades, o governo municipal incentiva a participação popular por meio de denúncias. Caso o consumidor identifique abusos, ele pode procurar a sede do Procon na Avenida 19, nº 842. Além disso, os canais de telefone 151 e (34) 3271-8139 estão disponíveis para orientações e registros de reclamações formais.

Compartilhe este artigo
1 comentário