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Regionalzão Notícias > Notícias > Ocorrências > Fiscalização > PRF flagra 200 toneladas de excesso de carga no Triângulo Mineiro
Fiscalização

PRF flagra 200 toneladas de excesso de carga no Triângulo Mineiro

Fiscalização mira carretas canavieiras e revela irregularidades alarmantes em apenas uma semana.

Lorena Marques
Última atualização: 08/05/2025 as 10:09 AM
Por
Lorena Marques
8 de maio de 2025
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Foto: Divulgação PRF

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 200 toneladas de excesso de peso em veículos de carga que circulavam pelas rodovias do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, durante a última semana. A intensificação da fiscalização em carretas bitrens, utilizadas no transporte de cana-de-açúcar para usinas da região, revelou um volume recorde de irregularidades.

Em entrevista ao Estado de Minas, o chefe da Delegacia da PRF em Uberaba, José Rocha Guimarães Neto, relatou que a situação é preocupante. “Recentemente teve uma apreensão que somente um veículo estava com 50 toneladas de excesso; era como se fosse um bitrem em cima de outro bitrem“, exemplificou. Ele também informou que, somente entre segunda (5) e quarta-feira (7), as infrações somaram 23 toneladas de sobrecarga.

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A ação da PRF visa coibir a prática comum entre os transportadores de cana, que frequentemente excedem os limites de peso por não realizarem a pesagem nas fazendas. “Eu posso falar com toda certeza que 95% dos veículos deles estão com excesso de peso porque, como eles não pesam nas fazendas e saem carregados, eles sempre colocam peso a mais“, declarou Rocha Neto.

Ainda de acordo com o Estado de Minas, o inspetor da PRF alertou para os graves riscos e prejuízos decorrentes do excesso de carga. “Uma tonelada já é muito excesso e 200 toneladas é um absurdo. Veículos sobrecarregados causam danos às vias, aumentam riscos de acidentes e podem levar motoristas e transportadoras a responder criminalmente“, enfatizou.

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A PRF de Uberaba classificou o volume apreendido em apenas uma semana como impressionante e um alerta para os impactos negativos dessa prática. “Esta prática compromete a segurança viária e gera danos milionários à infraestrutura pública“, afirmou a corporação.

Deterioração do asfalto e riscos de acidentes

Um dos principais problemas causados pelo excesso de peso é a deterioração precoce do asfalto. O tráfego de veículos sobrecarregados contribui para o surgimento de buracos, ondulações e trincas nas rodovias, elevando o risco de acidentes.

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A PRF ressalta que transportar carga com excesso de peso não configura apenas uma infração administrativa, mas também pode ser considerado crime. O artigo 163 do Código Penal Brasileiro prevê pena de detenção para quem causar dano qualificado ao patrimônio público, como as rodovias federais. Dessa forma, motoristas, transportadoras e embarcadores podem ser responsabilizados criminalmente e condenados a pagar indenizações por danos materiais e morais coletivos.

A legislação de trânsito também estabelece multas proporcionais ao excesso de peso. A regularização da carga excedente é obrigatória antes que o veículo possa seguir viagem, e o caminhão pode ser retido até que o transbordo seja realizado.

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4 Comentários 4 Comentários
  • Zé cueca disse:
    9 de maio de 2025 às 16:26

    Esses “empresários” do sgrocaVieiro fazem o que bem entendem.
    Não estão nem um pouco preocupados de estão causando prejuízos ou acidentes.
    O que importa é o lucro.
    Somente quando forem realmente penalizados é que vão se mexer.
    Esses caminhões jogam cana na pista e sobre quem passa e se você buzina e tenta um contato, fingem que não está vendo.
    Enfim, e a lei do meu direto e do seu dever.

    Responder
  • Geovanine Marques Maranhao disse:
    9 de maio de 2025 às 19:05

    Eu passei muito nas estradas de minas e Goiás e muito comuns este tipo de muitas empresas e outra coisa o descanso de 11 horas não é cumprido por muitos motoristas devido a quantidade de entregas e ainda tem que carregar de volta para empresa e estar lá na sexta de manhã para descarregar e carregar de novo para sair no domingo eu mesmo já sai de contagem as 5 da manhã e foi parar e Goiânia no Ceasa as 2 40 da manhã e voltei a trabalhar com entregas às 4 horas da manhã dentro do Ceasa e depois por Goiânia e outras cidades até as 18 horas não tem como descansar se não acaba as entrega até quarta feira e tem que está em São Paulo para carregar na quinta feira e chegar em contagem na sexta até 0000horas para descarregar e carregar para sair no domingo velocidade e oque a carreta consegue dar muito acima da velha permitida e excesso de peso tem que fazer de conta que pesa jogou para dentro fugir da balança sempre vem co excesso de São Paulo por isso só trabalhei um mês na empresa e o dono queria me bater por eu falar que não ficava na empresa não por não cumprir as leis de trânsito brasileiro e me perseguição até hoje quando pede informações minha e muito triste mas melhor que matar gente inocente e ser multado sem poder falar a verdade

    Responder
  • Marcio Maia disse:
    10 de maio de 2025 às 14:57

    Para os empresários vale muuuito a pena andar com os caminhões com excesso de peso. Porque a multa é ínfima, em relação ao que faturam com o excesso. O dia em que a multa doer no bolso, eles param com a prática. Mas, como estamos no Brasil, e conhecemos bem quem faz as leis no país, nossos políticos não vão legislar contra eles próprios. É que muitos deles são do ramo canavieiro. Aí já viu, né? Sem chance, e enquanto isto as estradas vão sendo destruídas. E no conserto das estradas entra mais uma graninha da empreiteira nos bolsos de nossas “autoridades”. Então…

    Responder
  • Marcio Maia disse:
    10 de maio de 2025 às 15:03

    Por que meu comentário não foi publicado? Algum problema?

    Responder

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