Foragida da Interpol que atuava no Triângulo Mineiro é presa em Guarulhos após voo de Londres

Mulher condenada por financiar o tráfico internacional de drogas foi capturada em ação conjunta entre a PMMG e a Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos.

Lorena Marques
Foto: Polícia Federal

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Polícia Federal (PF) resultou na prisão de uma mulher que estava na lista vermelha da Interpol. A captura aconteceu na última sexta-feira (5), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, logo após a acusada desembarcar de um voo vindo de Londres, no Reino Unido.

A prisão faz parte dos desdobramentos da Operação Cerco Fechado. A investigada é apontada como uma peça-chave no financiamento do tráfico internacional de drogas e em esquemas de lavagem de dinheiro com forte atuação na região do Triângulo Mineiro.

Monitoramento e inclusão na lista da Interpol

A prisão foi viabilizada graças a um intenso trabalho de inteligência policial. Investigadores da PMMG identificaram que a suspeita havia deixado o Triângulo Mineiro com destino ao continente europeu.

Consequentemente, as forças de segurança locais e federais iniciaram uma força-tarefa para rastrear os passos da investigada. Com o avanço do monitoramento, os agentes solicitaram a inclusão do nome da mulher na lista vermelha da Interpol, que é o principal mecanismo internacional para localização e prisão de criminosos foragidos em outros países.

Dessa forma, assim que a passageira tocou o solo brasileiro no terminal de Guarulhos, as equipes policiais já estavam posicionadas para efetuar a prisão de forma imediata e sem chances de fuga.

Condenação e histórico criminal em Uberaba

Contra a criminosa, havia um mandado de prisão definitiva em aberto expedido pela 1ª Vara Criminal e Juizado Especial Federal Adjunto de Uberaba, órgão vinculado ao Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6).

  • Pena imposta: A ré foi condenada a 8 anos e 9 meses de reclusão em regime fechado.
  • Crime capitulado: Financiamento ao tráfico internacional de drogas.

Anteriormente, a mulher já havia sido alvo das autoridades em Minas Gerais. Durante uma operação policial na cidade de Uberaba, ela foi flagrada e detida com mais de R$ 256 mil em dinheiro vivo, cuja origem estava atrelada a atividades do crime organizado.

Continuidade das investigações

Por meio de nota oficial, a Polícia Militar de Minas Gerais reforçou que a parceria estratégica com a Polícia Federal continuará ativa no Triângulo Mineiro e em todo o estado.

Portanto, novas ações integradas de inteligência já estão em andamento. O principal objetivo das corporações é identificar e capturar outros envolvidos no mesmo grupo criminoso, além de sufocar financeiramente as organizações dedicadas ao tráfico de entorpecentes e à lavagem de capitais.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário