Uma grande operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (24) para desarticular uma organização criminosa especializada em roubos de cargas de alto valor, especialmente café.
A ação, batizada de “Operação Carga Pesada”, foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Minas Gerais, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil.
Segundo as investigações, os criminosos agiam com violência, utilizando armas de fogo e fraudando operações logísticas, muitas vezes com a participação de motoristas vinculados ao próprio esquema.
O grupo teria causado um prejuízo superior a R$ 5 milhões às vítimas.
Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em cidades de Minas Gerais — Patrocínio, Uberaba, Ibiá e Alfenas — e também nos estados de Pernambuco (Caruaru) e Ceará (Fortaleza).
Até o momento, foram presas 24 pessoas. A operação também resultou na apreensão de 23 veículos, 42 celulares, três armas de fogo de calibres variados, além de mais de 450 munições, joias, um computador, R$ 36 mil em dinheiro e 51.900 pesos argentinos.
A ofensiva mobilizou 119 policiais militares, 19 civis, 12 agentes do GAECO, 46 viaturas e dois helicópteros. As investigações continuam em andamento.
