A Polícia Civil de Minas Gerais e o Gaeco deflagraram, nesta sexta-feira (10), a operação Pecúnia Non Olet. A ação interestadual combate uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As investigações ocorreram em Ituiutaba e resultaram no cumprimento de prisões e buscas em seis estados diferentes.
Desdobramentos da investigação
A operação é um desdobramento direto da ação “Muro ao Lado”, realizada em agosto de 2025. Naquela época, os policiais apreenderam 60 quilos de cocaína e identificaram 35 suspeitos. Entretanto, o prosseguimento das apurações revelou um novo núcleo criminoso com ramificações em São Paulo, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná.

De acordo com o Delegado Rafael de Freitas Faria, o grupo utilizava empresas de fachada para movimentar grandes quantias. O esquema envolvia a transferência de valores para “laranjas” e contas bancárias fictícias. Dessa forma, os criminosos tentavam dificultar o rastreamento do dinheiro ilícito pela Justiça.
Resultados da operação
Até o momento, as equipes policiais cumpriram 18 dos 24 mandados de prisão preventiva expedidos. Além disso, os agentes executaram 33 mandados de busca e apreensão em diversos endereços. A Justiça também determinou o bloqueio de valores em 60 contas bancárias vinculadas aos investigados.

Durante as buscas, os policiais apreenderam duas armas de fogo, simulacros, coletes balísticos e diversos cartões bancários. O trabalho conjunto entre as polícias civis e os Gaecos estaduais foi fundamental para localizar os endereços recentes dos suspeitos. Esta operação reafirma o compromisso das instituições mineiras no combate firme à criminalidade organizada interestadual.


Quem são os Ituiutabanos envolvidos nesse esquema criminoso?