Operação “Queda de Dalila” combate contrabando em Uberaba

Receita e Polícia Federal desarticulam esquema de cosméticos importados sem registro na ANVISA na cidade mineira.

Lorena Marques
Foto: Assessoria de Comunicação Receita Federal

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quinta-feira (17), em Uberaba, a Operação “Queda de Dalila”. O objetivo da ação é desarticular um esquema de contrabando e comercialização ilegal de cosméticos importados que não possuíam registro na ANVISA, e portanto, eram proibidos no Brasil. Além do contrabando, a investigação também apura crimes como fraude fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

As apurações tiveram início após uma denúncia detalhada. A denúncia apontava a venda irregular de produtos como “TOPPIK Hair Fibers” e “SEVICH”, tanto pela internet quanto em pontos físicos. Ambos os produtos não possuem o registro necessário junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que os torna proibidos para comercialização em território nacional. As investigações confirmaram a irregularidade.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. As equipes buscaram documentos contábeis e fiscais, registros bancários e dispositivos eletrônicos. Além disso, os agentes apreenderam grande quantidade dos produtos ilegais.

Esta operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal reforça o compromisso das instituições no combate a práticas ilícitas. Essas ações não só protegem a saúde pública, mas também evitam a concorrência desleal e combatem os prejuízos causados aos cofres públicos.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário