A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Ituiutaba, cumpriu na manhã de segunda-feira (13) quatro mandados de prisão e de busca e apreensão, marcando o encerramento da primeira fase da Operação “Muro ao Lado”, que investiga uma organização criminosa interestadual envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Com as novas prisões, restam apenas poucos alvos a serem localizados, o que consolida o encerramento bem-sucedido da primeira etapa da operação.
A primeira fase da “Muro ao Lado” foi deflagrada em 13 de agosto deste ano pela Polícia Civil de Ituiutaba, com apoio do GAECO e da Polícia Civil de Goiás. A ação foi voltada à desarticulação de um esquema de tráfico de drogas e movimentação de recursos ilícitos em diferentes estados do país.
O nome da operação faz referência ao fato de o principal alvo morar a poucos metros da Delegacia de Ituiutaba, simbolizando a ousadia do grupo e a sensação de impunidade diante da proximidade com a autoridade policial.
As investigações tiveram início em fevereiro, após uma prisão em flagrante que resultou na apreensão de 48 tabletes de maconha. A análise de celulares dos envolvidos revelou uma rede criminosa estruturada, com distribuição de drogas e movimentação financeira fracionada para dificultar o rastreamento.
Durante a operação, foram apreendidos 53 quilos de pasta base de cocaína, 7 quilos de maconha, armas de fogo, munições, balanças de precisão, máquinas de contagem de dinheiro e anotações do tráfico, além de veículos e objetos de alto valor, totalizando aproximadamente R$ 1 milhão em bens.
Ao todo, 10 pessoas foram presas durante a deflagração inicial, e com as prisões desta segunda-feira (13), a Polícia Civil encerra a primeira fase da “Muro ao Lado” com quase todos os alvos capturados.
Segundo a instituição, a ação representa um golpe significativo na estrutura e no financiamento da organização criminosa, interrompendo fluxos de drogas e recursos ilícitos e fortalecendo as investigações para as próximas fases da operação.


