Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Ocorrências > Procon de Uberlândia alerta para golpe em mensagens falsas de WhatsApp
Ocorrências

Procon de Uberlândia alerta para golpe em mensagens falsas de WhatsApp

Criminosos enviam notificações de audiência simuladas para capturar dados; superintendência reforça que comunicações oficiais utilizam apenas domínios institucionais

Carlos Cravinhos
Por
Carlos Cravinhos
Publicado 28 de janeiro de 2026, 10:31
Compartilhar

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia emitiu um alerta sobre uma nova modalidade de estelionato em que criminosos utilizam o nome da instituição para enganar consumidores. A fraude consiste no envio de mensagens falsas via WhatsApp, e-mail e outros meios digitais, simulando notificações oficiais para obter dados pessoais ou financeiros das vítimas.

ANÚNCIO

Segundo o órgão, as abordagens fraudulentas costumam utilizar linguagem alarmista, estipulando prazos curtos para regularização de pendências, e contêm links genéricos que podem instalar vírus ou direcionar para páginas falsas.

O Procon esclarece que não realiza notificações de audiência, envio de protocolos ou solicitações de dados sensíveis através de aplicativos de mensagens instantâneas com links suspeitos. A autarquia reforça que não utiliza horários fora do expediente comercial para contatos oficiais.

Para evitar cair no golpe, o consumidor deve atentar-se ao remetente. As comunicações eletrônicas legítimas da superintendência partem exclusivamente de domínios institucionais governamentais. No caso de Uberlândia (MG), por exemplo, os e-mails oficiais terminam obrigatoriamente com “@uberlandia.mg.gov.br”.

ANÚNCIO

O órgão destaca ainda que nenhuma empresa terceirizada ou pessoa física está autorizada a falar em nome da superintendência ou de seus servidores por canais não oficiais.

A orientação para quem receber mensagens duvidosas é não clicar em links, não baixar anexos e não fornecer informações pessoais. Antes de qualquer ação, o consumidor deve checar a veracidade do contato diretamente com a superintendência.

Caso a pessoa já tenha sido vítima da fraude, independentemente da natureza do golpe, a recomendação é registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência (B.O.) junto à Polícia Militar.

ANÚNCIO
Foto: Prefeitura de Uberlândia
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

VÍDEO: transformador pega fogo e assusta motoristas em Uberlândia

Lorena Marques
Lorena Marques
18 de fevereiro de 2026, 9:34

Vazamento de gás provoca evacuação de call center em Ituiutaba

Carlos Cravinhos
Carlos Cravinhos
18 de fevereiro de 2026, 9:15

PM apreende mais de 2 mil porções de maconha em Uberlândia

Lorena Marques
Lorena Marques
18 de fevereiro de 2026, 9:07
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?