Uma tragédia marcou a manhã deste sábado (21) no município de Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina. Um balão com cerca de 21 ocupantes pegou fogo no ar e caiu nas proximidades do posto de saúde do bairro Centro, resultando na morte de pelo menos oito pessoas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, entre os passageiros estavam o piloto e outras 20 pessoas. Treze sobreviveram e foram socorridas pelas equipes de resgate e encaminhadas a unidades de saúde da região, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As equipes de resgate permanecem no local realizando buscas e atendimento às vítimas. A região é conhecida nacionalmente pelo turismo de aventura e pelo balonismo, sendo apelidada de “Capital dos Cânions” e “Capital do Balonismo”.
A Polícia Civil de Santa Catarina investiga as causas do acidente. A Polícia Científica também foi acionada para atuar na perícia. Em publicação nas redes sociais, o delegado-geral Ulisses Gabriel lamentou o ocorrido: “Dia de luto. Pessoas perderam a vida. As forças de segurança estão no local para apurar a ocorrência. Quem amamos será sempre eterno e a fé não nos deixa ver o fim.”
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), informou que toda a estrutura de resgate do Estado foi mobilizada para atender a ocorrência.