
Um tamanduá-bandeira morreu após ser resgatado com ferimentos causados por um incêndio em uma área rural de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, no último domingo (5). O fogo atingiu cerca de 40 hectares de pastagens e vegetação nativa.
O incêndio ocorreu em um trecho que liga a cidade ao Arraial dos Afonsos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o animal foi encontrado encurralado pelas chamas em um barranco, com queimaduras no focinho, nas patas e na cauda, além de apresentar dificuldade para respirar.
Após o resgate, o tamanduá foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) de Patos de Minas, onde recebeu atendimento veterinário. Apesar dos esforços da equipe, a morte do animal foi confirmada nesta segunda-feira (6).
As causas do incêndio não foram informadas. Segundo os bombeiros, o período de estiagem e o acúmulo de material seco na vegetação têm favorecido a propagação de queimadas na região.
O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é uma espécie típica do cerrado brasileiro e está classificada como vulnerável à extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Incêndios florestais estão entre as principais ameaças à sua sobrevivência.


