A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (4), um mandado de busca e apreensão na cidade de Uberaba. A ação ocorreu no âmbito de um inquérito que apura crimes graves, como contrabando de agrotóxicos, apropriação indébita e uso de documentos falsos. O objetivo principal da operação era coletar provas contra um suspeito que aplicava golpes de locação de veículos com identidades falsificadas. Um dos automóveis alugados de forma fraudulenta foi posteriormente usado no transporte de produtos ilícitos.
De acordo com as investigações, o suspeito locou uma caminhonete em Ribeirão Preto/SP, no ano de 2023. Ele utilizou documentação falsa em nome de um terceiro para realizar a transação. Logo após retirar o veículo, ele agiu rapidamente: removeu o rastreador e desapareceu. O golpista alegou à empresa locadora que precisaria viajar para Uberlândia por problemas de saúde na família, despistando o locador.
A Polícia Militar do Paraná, meses depois, conseguiu localizar o veículo em Itaipulândia/PR. Dentro da caminhonete, as autoridades encontraram cerca de 480 kg de agrotóxicos estrangeiros. Essa apreensão deu origem à investigação que está sendo conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR.
É importante ressaltar que o investigado apresenta histórico de reincidência. Há registros de outras locações fraudulentas. Por exemplo, um segundo veículo foi alugado em Goiânia/GO, também utilizando documentos falsos. As diligências recentes realizadas em Uberaba confirmaram uma suspeita importante: o golpista mantinha uma base de apoio na cidade mineira.
O cumprimento do mandado na terça-feira buscou apreender dispositivos eletrônicos, documentos falsos e outros elementos de prova. Tais itens irão auxiliar na identificação de todos os envolvidos tanto no esquema de contrabando de agrotóxicos quanto nos golpes de locação de veículos.


