Um funcionário morreu soterrado nesta segunda-feira (10) enquanto realizava a manutenção de um silo de ração para peixes em uma empresa, cerda de 25 km de Uberlândia, que fabrica grãos para consumo próprio.
O acidente aconteceu quando dois trabalhadores tentavam quebrar blocos de ração acumulados dentro da estrutura.
Para acessar o interior do silo, os funcionários utilizaram uma empilhadeira e fixaram uma escada com talabarte para descer escalando. No entanto, ao pisarem sobre os grãos e se deslocarem para o centro, a ração começou a descer rapidamente após o uso de uma picareta, soterrando ambos.
Um dos trabalhadores conseguiu se segurar na escada e saiu ileso. O outro, no entanto, ficou com o pé preso na parte inferior do silo, onde a ração escoa para uma rosca sem-fim, que estava em funcionamento no momento do acidente.
Diante da situação, funcionários da empresa abriram as escotilhas de acesso e iniciaram a remoção dos grãos. Equipes de resgate também utilizaram um aparelho de corte para abrir um acesso adicional na lateral direita do silo, facilitando a retirada da vítima.
Com a chegada da equipe médica do Corpo de Bombeiros e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), foram realizadas as tentativas de resgate e atendimento médico. No entanto, o trabalhador não resistiu.
A outra vítima recebeu atendimento no local, mas não precisou ser encaminhada para uma unidade de saúde. O proprietário da empresa também passou mal durante os trabalhos de resgate e foi levado para atendimento médico.
A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da perícia, que deve investigar as circunstâncias do acidente.