Após o incêndio que destruiu um ônibus com 38 estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na noite desta quarta-feira (18), nas proximidades da entrada de Uberaba, a instituição divulgou uma nota oficial nesta quinta-feira (19), prestando solidariedade aos alunos e informando que está oferecendo apoio ao grupo.
De acordo com a UFU, os estudantes são vinculados à Faculdade de Engenharia Mecânica e estavam a caminho da cidade para participar da Copa Inter Atléticas (CIA), um evento privado que reúne competições esportivas e festas entre atléticas universitárias, previsto para acontecer entre os dias 19 e 22 de junho.
O transporte utilizado era um ônibus privado, contratado diretamente pela Associação Atlética Acadêmica Engenharia UFU, sem vínculo institucional com a universidade.
Mesmo assim, a UFU afirmou estar atuando por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e da direção da faculdade para oferecer todo o suporte necessário aos envolvidos.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Uberaba, o incêndio foi rapidamente atendido e, apesar da gravidade da situação, nenhum dos ocupantes ficou ferido. Todos conseguiram deixar o veículo antes que as chamas se alastrassem. A Polícia Militar investiga as causas do acidente, que até o momento são desconhecidas.
O fogo destruiu completamente o ônibus e parte da via precisou ser isolada devido ao comprometimento da rede elétrica e ao vazamento de óleo. Aproximadamente 24 mil litros de água foram utilizados no combate às chamas, e a operação contou com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal para controle do trânsito.