Veja fotos do interior de hospital de Uberlândia após incêndio

Fogo no Hospital Santa Genoveva mobilizou quatro guarnições dos Bombeiros; cerca de 30 pessoas foram evacuadas e funcionários foram atendidos por inalação de fumaça

Carlos Cravinhos

Um princípio de incêndio atingiu a cozinha do Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, na manhã desta quarta-feira (18). O incidente, iniciado por volta das 7h, mobilizou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar, forçando a evacuação preventiva de pacientes e o atendimento de funcionários intoxicados pela fumaça.

Segundo o Tenente Amorim, Coordenador de Policiamento da Unidade (CBU) do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, o fogo gerou uma densa nuvem de fumaça que se espalhou por diferentes alas da unidade de saúde. Ao todo, quatro guarnições foram deslocadas para o local, incluindo um Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS) e viaturas de apoio.

Ao chegarem ao hospital, os militares encontraram a brigada de incêndio da própria instituição já em operação, auxiliando na retirada de funcionários e pacientes.

A guarnição realizou a montagem de uma linha de ataque e adentrou a cozinha, onde foi percebida uma grande quantidade de fumaça e um incêndio ainda em desenvolvimento”, detalhou o Tenente Amorim.

Para garantir a segurança, cerca de 30 pacientes que estavam em setores de internação próximos à área atingida precisaram ser removidos de seus leitos. O trabalho dos bombeiros consistiu no combate direto às chamas, ventilação tática para dispersar os gases e o rescaldo, procedimento que evita o surgimento de novos focos.

Embora o incêndio tenha sido controlado rapidamente, a fumaça afetou a equipe assistencial. Dez funcionários apresentaram sintomas leves de intoxicação e receberam oxigênio e cuidados médicos ainda no local. De acordo com a corporação, nenhum caso foi grave o suficiente para exigir a transferência para outras unidades hospitalares.

A operação contou com o isolamento da área pela Polícia Militar e avaliação estrutural preliminar da Defesa Civil. Por volta das 10h, a situação já estava estabilizada, e o hospital iniciou o processo de retorno dos pacientes aos quartos e a retomada gradual das atividades normais.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário