Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Poder > Após celebrar Trump, Zema pula do barco e critica tarifaço
Poder

Após celebrar Trump, Zema pula do barco e critica tarifaço

Governador de Minas atribui erro estratégico a Eduardo Bolsonaro e diz que medida fortaleceu Lula.

Adelino Júnior
Por
Adelino Júnior
Publicado 23 de julho de 2025, 11:56
Compartilhar

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deu uma guinada no discurso político ao afirmar que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criou um “problema para a direita brasileira” ao articular com o ex-presidente Donald Trump a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Papo com Editor, do Estadão/Broadcast.

ANÚNCIO

“A posição que foi adotada não foi a mais correta pelo filho do ex-presidente”, afirmou Zema, ao comentar a reação do governo norte-americano, que anunciou tarifas de até 50% sobre exportações brasileiras como forma de pressionar o Judiciário brasileiro.

  • Zema comunica a Bolsonaro que será candidato à Presidência
  • Em meio à crise diplomática, representantes dos EUA vão a Uberlândia para atendimento consular

O movimento, segundo Zema, além de prejudicar economicamente o país, acabou gerando dividendos políticos para o presidente Lula (PT), que cresceu nas pesquisas eleitorais ao adotar um discurso de soberania nacional.

“Isso acabou causando um problema para a direita”, resumiu o governador mineiro, que até então mantinha tom alinhado com o bolsonarismo. A crítica marca uma inflexão em sua postura pública, após já ter participado de encontros recentes com o ex-presidente Jair Bolsonaro e acenado a um possível alinhamento para 2026.

ANÚNCIO

“Isso acabou causando um problema pra direita.”

O governador mineiro critica articulação do filho 03 com Trump e diz que medida fortaleceu Lula.
📽️ Trecho da entrevista ao Estadão.#Zema #Trump #Bolsonaro #Política pic.twitter.com/PSavmQD99f

— Regionalzão Notícias (@Regionalzao) July 23, 2025

A entrevista completa pode ser vista neste link.

Silêncio rompido

Zema vinha evitando se posicionar sobre o impacto do chamado “tarifaço de Trump”, que atinge diretamente setores estratégicos para Minas, como o agronegócio e a indústria de base.

O contraste entre o tom crítico atual e o apoio anterior a Trump ficou ainda mais evidente nas redes sociais. No dia 6 de novembro de 2024, logo após o resultado das eleições americanas, Zema publicou em seu perfil no Instagram uma mensagem parabenizando @realDonaldTrump e atacando governos de esquerda. “O resultado mostra a insatisfação com os governos de esquerda que abusam das mordomias, são irresponsáveis com o dinheiro público e adoram aumentar impostos”, escreveu. A publicação foi interpretada na época como um endosso entusiasmado à nova fase trumpista.

ANÚNCIO
x do Romeu Zema (O resultado mostra a insatisfação com os governos de esquerda que abusam das mordomias, são irresponsáveis com o dinheiro público e adoram aumentar impostos”, escreveu. A publicação foi interpretada na época como um endosso entusiasmado à nova fase trumpista)

Conteúdo faz parte da Coluna Poder, assinada por Adelino Júnior, que acompanha os bastidores da política no Triângulo Mineiro.

Envie informações e sugestões à coluna pelo WhatsApp: (34) 99791-0994.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Um homem de camisa branca, barba bem feita, falando e gesticulando com as mãos..

Gabriel Azevedo rejeita rótulos e diz que política virou entretenimento

Adelino Júnior
Adelino Júnior
9 de fevereiro de 2026, 19:22
Homem de camisa azul falando e gesticulando com as mãos.

Javali vira problema político, ambiental e econômico em Minas

Adelino Júnior
Adelino Júnior
10 de fevereiro de 2026, 15:54
Votação do PLC 123 de 2024 na Câmara Municipal de Uberlândia que aprovou a Lei 775 responsável pela mudança no cálculo do IPTU

Quem votou e o que dizia a Lei 775 que mudou o IPTU em Uberlândia

Adelino Júnior
Adelino Júnior
12 de fevereiro de 2026, 8:43
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?