Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Poder > Câmara arquiva denúncia contra Adriano Zago por falha formal da denunciante
Poder

Câmara arquiva denúncia contra Adriano Zago por falha formal da denunciante

Decisão assinada pelo presidente Zezinho Mendonça aponta ausência de comprovação eleitoral da autora da denúncia.

Adelino Júnior
Por
Adelino Júnior
Publicado 24 de outubro de 2025, 12:58
Compartilhar

A Câmara Municipal de Uberlândia decidiu arquivar a denúncia apresentada contra o vereador Adriano Zago (Avante), que pedia a abertura de processo de cassação por suposto uso indevido do plenário Homero Santos. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (24) pelo presidente da Casa, Zezinho Mendonça.

ANÚNCIO

O parecer jurídico nº 35/2025, elaborado pela Procuradoria do Legislativo, concluiu que a denunciante, Jessiane Gorette de Paula Ribeiro, não apresentou documentação que comprovasse sua condição de eleitora em situação regular junto à Justiça Eleitoral — requisito previsto no artigo 5º do Decreto-Lei nº 201/1967, que regula processos de cassação de mandatos de prefeitos e vereadores.

De acordo com o parecer, a ausência do documento não se tratou de mero erro formal. A certidão consultada junto à Justiça Eleitoral confirmou que a denunciante está com inscrição eleitoral cancelada e, portanto, não tem legitimidade para propor o pedido.

“Afigura-se ilegal o ato de recebimento da denúncia sem a presença da prova da condição de eleitor do denunciante e sua quitação com a Justiça Eleitoral”, cita trecho do documento, que embasou a decisão final do presidente da Câmara.

ANÚNCIO
Zezinho Mendonça, presidente da Câmara de Uberlândia, conduz sessão plenária.
Presidente da Câmara, vereador Zezinho Mendonça. Foto: Aline Rezende CMU.

Decisão e arquivamento

No despacho, Zezinho determinou o arquivamento imediato da denúncia e a notificação da denunciante. Segundo o texto, “apenas os cidadãos eleitores em situação regular com a Justiça Eleitoral são legitimados à apresentação de denúncia”.

Com isso, o pedido de cassação não chegará a ser apreciado pelo plenário. A fase de deliberação sobre eventual abertura de Comissão Processante fica encerrada, e o caso é oficialmente dado como arquivado.

Contexto político

A denúncia, apresentada em 20 de outubro, acusava Zago de uso indevido do plenário da Câmara para realização do “5º Workshop Neurologia Biomédica Clínica”, com suposta cobrança de inscrições. O vereador negou as acusações, classificando-as como “absurdas” e atribuindo o episódio a perseguição política.

ANÚNCIO

O arquivamento reforça o discurso do parlamentar, que se apresentou como vítima de um ataque político. Zago é um dos mais duros opositores da atual administração municipal, o que deu conotação política ao caso desde o início. A decisão encerra o episódio antes mesmo que fosse votado em plenário.

Adriano Zago fala ao microfone no plenário da Câmara Municipal de Uberlândia.
Vereador Adriano Zago (Avante) durante pronunciamento na Câmara de Uberlândia. Foto: Aline Rezende CMU.

Conteúdo faz parte da Coluna Poder, assinada por Adelino Júnior, que acompanha os bastidores da política no Triângulo Mineiro.

Envie informações e sugestões à coluna pelo WhatsApp: (34) 99791-0994.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Paulo Sérgio e Odelmo Leão participam de ato político em Uberlândia, sob chuva de confetes, ao lado de apoiadores durante evento de campanha.

Caixa ou dívida? Transição em Uberlândia vira embate público

Adelino Júnior
Adelino Júnior
21 de janeiro de 2026, 21:06
Deputado federal Nikolas Ferreira caminha por rodovia ao lado de apoiadores, durante percurso simbólico de Minas Gerais até Brasília, em manifestação política pacífica.

Caminhada de Nikolas Ferreira vira símbolo político e pressiona o debate nacional

Adelino Júnior
Adelino Júnior
20 de janeiro de 2026, 18:11
Homem de camisa branca sentado em poltrona preta, falando durante gravação de entrevista política em estúdio com fundo claro. Ele gesticula com uma das mãos enquanto explica um ponto político, em ambiente profissional e bem iluminado.

João Júnior diz que base política vem de Odelmo e reconhece impacto eleitoral

Adelino Júnior
Adelino Júnior
19 de janeiro de 2026, 18:10
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?