Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Poder > Entenda por que o PT barrou Dandara na disputa em Minas
Poder

Entenda por que o PT barrou Dandara na disputa em Minas

Recurso era a última tentativa da deputada para seguir na disputa interna. Resultado expôs fissuras e clima tenso entre correntes petistas em Minas Gerais.

Adelino Júnior
Por
Adelino Júnior
Publicado 2 de julho de 2025, 8:31
Compartilhar

A deputada federal Dandara Tonantzin está oficialmente fora da eleição para a presidência do PT em Minas Gerais. O Diretório Nacional do PT decidiu manter a suspensão de sua candidatura, após votação realizada nesta terça-feira (1º de julho). O placar — 58 votos pela suspensão contra 32 favoráveis à manutenção do nome da deputada — evidenciou a divisão interna e deixou claro que a briga é tão política quanto técnica.

ANÚNCIO

Desde o início, a questão girou em torno de uma dívida partidária de quase R$ 130 mil. Dandara sustenta que regularizou o pagamento dentro do prazo para inscrição das chapas. A parlamentar alega que houve um estorno bancário, mas que o valor foi imediatamente corrigido e pago novamente. A Executiva Nacional do partido, contudo, foi rígida: decidiu cumprir o estatuto ao pé da letra e barrou a candidatura.

Na tentativa final, o grupo de Dandara recorreu ao Diretório Nacional, apostando na articulação de nomes de peso para reverter o cenário. Até o último momento, lideranças como a prefeita de Contagem, Marília Campos, e o ex-ministro José Dirceu teriam engrossado o coro a favor da deputada. Mas não houve espaço para acordo.

Substituições e acusações

O clima esquentou com as denúncias de que cerca de 20 membros titulares do Diretório Nacional teriam sido substituídos às vésperas da votação, o que, segundo Dandara, foi decisivo para selar sua derrota interna. Em nota ao Regionalzão, a deputada afirmou:

ANÚNCIO

“Lamentável que a reunião do Diretório Nacional tenha sido marcada pela substituição, de última hora, de cerca de 20 membros titulares, sem o consentimento dos mesmos, para garantir maioria para o campo político de oposição à nossa candidatura. Nós esgotamos todas as discussões nas instâncias partidárias, confirmando, através de um documento bancário, que o pagamento da referida dívida com o partido foi realizado, tornando apta a minha candidatura. Mas ficou nítido que a decisão hoje foi política, capitaneada por pessoas que apoiam a candidatura adversária à minha. Estamos analisando os próximos passos. Vamos lutar por justiça. Sigo acreditando que o PT deve ser um partido democrático e que nossas disputas devem ser de ideias e nas urnas.”

Aliados de Dandara não escondem a indignação. Nos bastidores, há quem fale em “puxada de tapete” dentro do partido, acusando setores ligados à deputada estadual Leninha, principal adversária de Dandara na disputa. Na última semana, documentos internos do PT circularam, indicando suposta dívida também no nome de Leninha — informação negada tanto pela direção estadual quanto pela equipe da parlamentar.

Feridas abertas ou costura política?

Apesar da tensão, parte dos petistas prega reconciliação e a grande pergunta agora é: as feridas causadas por essa disputa interna vão cicatrizar a tempo para manter o PT unido em Minas em 2026? Ou a exclusão de Dandara pode ter consequências duradouras sobre a unidade do partido?

ANÚNCIO

Conteúdo faz parte da Coluna Poder, assinada por Adelino Júnior, que acompanha os bastidores da política no Triângulo Mineiro.

Envie informações e sugestões à coluna pelo WhatsApp: (34) 99791-0994.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Jatinho executivo usado em fretamento

PSDB usou R$ 45 mil de dinheiro público para fretar voo entre Belo Horizonte e Uberlândia

Eloi NavesAdelino Júnior
Eloi Naves
Adelino Júnior
15 de janeiro de 2026, 21:35
Deputada Dandara Tonantzin fala ao microfone durante audiência pública na Câmara dos Deputados e apresenta relatório da CPOVOS sobre povos tradicionais em 2025.

Dandara entra no jogo e o PT testa forças em Minas

Adelino Júnior
Adelino Júnior
14 de janeiro de 2026, 17:44
Odelmo Leão discursa ao lado da deputada federal Ana Paula Leão durante encontro com prefeitos e lideranças políticas em Uberlândia.

Odelmo volta ao jogo e confirma projeto para deputado estadual

Adelino Júnior
Adelino Júnior
13 de janeiro de 2026, 23:24
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?