Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Poder > Justiça absolve vereadores eleitos do PP de Ituiutaba por acusação de fraude à cota de gênero
Poder

Justiça absolve vereadores eleitos do PP de Ituiutaba por acusação de fraude à cota de gênero

Sentença em ação movida pelo ex-vereador Odeemes Braz contra os vereadores Jair Bial e Juninho da JR afasta uso de “candidatas laranjas” e mantém mandatos

Adelino Júnior
Por
Adelino Júnior
Publicado 23 de abril de 2025, 18:59
Compartilhar

A Justiça Eleitoral de Ituiutaba julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida por Odeemes Braz dos Santos contra os vereadores eleitos Jair Marques de Freitas Filho (Jair Bial) e Hildorval Martins de Oliveira Junior (Juninho da JR), ambos do Progressistas. A decisão também absolve as candidatas investigadas Pollirayme Pereira da Silva e Wanessa Souza Leite, apontadas como “laranjas” na disputa de 2024.

ANÚNCIO

Denúncia

A denúncia trazia um enredo que, se confirmado, poderia derrubar os mandatos e revirar o quociente eleitoral da cidade: fraude à cota de gênero. Segundo o autor da ação, o partido registrou Pollirayme e Wanessa apenas para cumprir o percentual mínimo de candidaturas femininas, sem realizar campanha de fato. O objetivo? Viabilizar as candidaturas masculinas do partido.

No entanto, a análise do juiz eleitoral André Luiz Riginel foi cirúrgica: apesar da votação reduzida — 22 votos para Pollirayme e 3 para Wanessa —, ambas realizaram atos de campanha, ainda que modestos. As autoridades consideraram documentos, postagens em redes sociais, participação em eventos e até mensagens via WhatsApp como indícios de uma campanha minimamente ativa.

Além disso, a decisão destaca que a baixa votação não significa ausência de campanha, especialmente em cidades pequenas, onde os candidatos enfrentam limitações estruturais. A jurisprudência do TSE foi decisiva: para configurar a fraude, é necessária a completa ausência de atos de campanha. Segundo a sentença, isso não foi o caso.

ANÚNCIO

Nos bastidores, aliados dos investigados respiram aliviados. Uma eventual cassação abriria espaço para mudanças na composição da Câmara e novo fôlego para grupos da oposição. Especialmente para o próprio autor da ação, que pleiteava ser diplomado em lugar de Jair Bial.

Em nota, a defesa de Odeemes Braz disse que a decisão é passível de recurso eleitoral, que será feito.

Com a decisão, o cenário eleitoral em Ituiutaba segue como está — pelo menos por enquanto. A movimentação, no entanto, acendeu o sinal de alerta entre partidos que já planejam as estratégias para 2026. A pergunta que fica é: até que ponto vale arriscar na composição das chapas com candidaturas de fachada?

ANÚNCIO

Essa análise faz parte da Coluna Poder, assinada por Adelino Júnior, que acompanha os bastidores da política no Triângulo Mineiro.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Deputado federal Zé Vitor aparece em chamada de vídeo com o governador em exercício Mateus Simões durante conversa sobre obras em rodovias do Triângulo Mineiro.

Estado inclui rodovias Uberlândia/Campo Florido e Tupaciguara/Araporã no cronograma de obras

Adelino Júnior
Adelino Júnior
18 de janeiro de 2026, 22:44
Homem de camisa branca sentado em estúdio com fundo claro, falando durante gravação de entrevista política. Ele aparece de perfil, com expressão concentrada, em ambiente profissional e bem iluminado.

João Júnior diz que não teve apoio político na primeira eleição

Adelino Júnior
Adelino Júnior
18 de janeiro de 2026, 19:32
Dois homens sentados em poltronas pretas, frente a frente, em estúdio com fundo branco. Eles conversam durante uma gravação de entrevista política, com gestos das mãos e postura atenta, em um ambiente profissional e bem iluminado.

Poder Entrevista: João Júnior abre o jogo sobre alianças e bastidores no Triângulo

Adelino Júnior
Adelino Júnior
17 de janeiro de 2026, 7:45
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?