Ministro Alexandre Padilha já está em Uberlândia para inaugurar sede do SAMU e entregar frota do PAC Saúde

Em visita oficial nesta quinta-feira, ministro Alexandre Padilha inicia agenda em Uberlândia para inaugurar a sede do CISTRI/SAMU e destinar novos veículos do PAC Saúde ao interior de Minas Gerais.

Adelino Júnior
Foto: Adelino Jr

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já está em Uberlândia nesta quinta-feira (28) para cumprir uma extensa agenda oficial. Esse dia marca um momento histórico para a saúde pública regional com o início das operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). A solenidade principal acontece logo mais, às 13h30, no bairro Jardim Patrícia, onde a nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISTRI) abre suas portas de forma oficial.


Anteriormente, o município de Uberlândia havia ficado de fora da primeira etapa de implantação do sistema regional, iniciada ainda no ano de 2018. Naquela ocasião, cidades vizinhas como Uberaba, Ituiutaba e Araguari já contavam com a cobertura integrada. No entanto, a partir de hoje, a maior cidade da região passa a integrar de forma definitiva essa ampla rede de atendimento médico de emergência.

Nova frota de ambulâncias e cobertura regional

Para viabilizar o início imediato dos trabalhos, o Ministério da Saúde destinou uma frota inicial de 11 ambulâncias novas para a cidade. Desse total enviado, oito atuam como Unidades de Suporte Básico (USB) e três funcionam como Unidades de Suporte Avançado (USA), servindo como verdadeiras UTIs móveis. Portanto, o Governo Federal garante todo o aparato logístico e os veículos para a estruturação do atendimento pré-hospitalar ágil.


O SAMU prestará socorro rápido em casos críticos de saúde, como acidentes graves de trânsito, infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e crises convulsivas severas. Desse modo, a regulação médica regionalizada conseguirá otimizar as rotas das ambulâncias para diminuir drasticamente o tempo de resposta e salvar vidas em todo o Triângulo Mineiro.

Foto: Adelino Jr

Entregas do PAC Saúde e investimentos no Hospital de Clínicas

Além da inauguração da sede do CISTRI/SAMU, a agenda oficial do ministro Alexandre Padilha em Uberlândia contempla outras entregas estratégicas de infraestrutura. A primeira atividade ocorre no estacionamento do Teatro Municipal, onde o representante do Governo Federal realiza as entregas do PAC Saúde e do programa Agora Tem Especialistas.
Entre os novos recursos e equipamentos destinados para a região, destacam-se:

  • 20 micro-ônibus modernos do programa Caminhos da Saúde;
  • 7 vans climatizadas para transporte sanitário adaptado;
  • 3 unidades odontológicas móveis totalmente equipadas;
  • 63 aparelhos odontológicos de saúde bucal de última geração;
  • 34 combos de insumos e de equipamentos de saúde para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
  • Posteriormente, a partir das 15h, o ministro finaliza a sua agenda com uma visita técnica detalhada ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). No local, ele pretende acompanhar de perto a aplicação de investimentos e planejar novas ações para fortalecer o atendimento especializado e de alta complexidade prestado à comunidade mineira.

Conteúdo faz parte da Coluna Poder, assinada por Adelino Júnior, que acompanha os bastidores da política no Triângulo Mineiro. Envie informações e sugestões à coluna pelo WhatsApp: (34) 99791-0994.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário