A Prefeitura de Uberlândia deu início ao estudo técnico para viabilizar a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na cidade. Na última sexta-feira (21), o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, reuniu-se com o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri), Oscar Luis Feldner, para alinhar as primeiras ações do processo.
Segundo Adenilson Lima, a reunião serviu para estruturar os primeiros passos do estudo técnico. “Estamos iniciando um planejamento sólido para viabilizar o Samu e novas UPAs. A visita técnica do Ministério da Saúde será fundamental para definir os melhores caminhos para essa implantação”, destacou o secretário.
Outro ponto debatido foi a possibilidade de uma regulação única para os atendimentos de urgência e emergência. Além disso, foram discutidas formas de negociação de uma ação judicial de cobrança de R$ 1,4 milhão entre Uberlândia e o Cistri.

O presidente do Cistri, Oscar Luis Feldner, ressaltou a importância de Uberlândia integrar o sistema de urgência regional. “A cidade já é referência em diversas áreas e agora estamos avançando para torná-la também uma potência no atendimento emergencial. Essa reunião inicial nos dá a certeza de que podemos construir um consórcio ainda mais eficiente para a população”, afirmou.
A visita técnica do Ministério da Saúde, que dará continuidade ao estudo de viabilidade, ainda não tem data definida.