A secretária municipal de Educação de Uberlândia, Tânia Toledo, deixou o cargo nesta sexta-feira (2). A exoneração ocorreu a pedido e foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Município.
A saída foi confirmada posteriormente pela Prefeitura de Uberlândia em comunicado oficial. Guilherme Marques, atual secretário municipal de Governo, passará a comandar cumulativamente a Secretaria Municipal de Educação.
Tânia estava no comando desde 2025
Tânia Toledo comandava a Educação desde o início da atual gestão do prefeito Paulo Sérgio Ferreira, em 2025.
No comunicado divulgado nesta sexta, a Prefeitura agradeceu a atuação da ex-secretária e destacou os serviços prestados durante sua passagem pelo primeiro escalão.
Durante os quase dois anos em que chefiou a pasta na atual administração municipal, desde o início de 2025, a Secretaria Municipal de Educação inaugurou novas escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, avançou com obras de outras unidades escolares em construção e promoveu as Olimpíadas Municipais do Conhecimento.
Ainda conforme o comunicado, a rede municipal registrou crescimento no desempenho dos estudantes e nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Prefeitura também destacou resultados do Pacto pela Alfabetização.
Esses resultados foram apresentados pela própria administração municipal ao anunciar a mudança no comando da secretaria.
Guilherme Marques assume acumulando Governo
Com a saída de Tânia, a Prefeitura decidiu entregar o comando da Educação a Guilherme Marques.
Ele continuará como secretário municipal de Governo e, ao mesmo tempo, ficará responsável pela Secretaria Municipal de Educação.
O comunicado não estabelece prazo para esse acúmulo de funções nem informa se a Prefeitura pretende nomear posteriormente um titular exclusivo para a Educação.
Também não foi informado oficialmente o motivo que levou Tânia Toledo a pedir exoneração. O ato publicado no Diário Oficial registra apenas que a saída ocorreu a pedido.
A exoneração representa uma mudança no primeiro escalão da administração Paulo Sérgio, com uma das principais secretarias do município passando, neste momento, ao comando acumulado do secretário de Governo.


Uma grande secretária de educação
Gostaria de confirmar, Tânia não entrou no início do governo Paulo Sérgio, ela já vinha como secretária do governo Odelmo, dos dois últimos. Confere?