Vereador de Uberlândia apresenta modelo de combate ao furto de fios em Porto Alegre

Abatenio Marquez foi convidado pela Câmara gaúcha para compartilhar por videoconferência a experiência legislativa do município mineiro no enfrentamento ao furto e à receptação de materiais metálicos

Adelino Júnior
Vereador Abatenio Marquez aparece em telão durante participação por videoconferência na CPI do Furto de Fios da Câmara Municipal de Porto Alegre
Vereador Abatenio Marquez participou por videoconferência da reunião da CPI do Furto de Fios na Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) — Foto: Divulgação

O vereador Abatenio Marquez (PP), de Uberlândia, participou nesta segunda-feira (1º/06) de audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Furto de Fios da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS). A participação ocorreu por videoconferência, às 10h, no Plenário Ana Terra da casa legislativa gaúcha.

A CPI foi instalada em março de 2026 para investigar furtos e receptação de fios, cabos e materiais metálicos na capital gaúcha. Entre os casos que motivaram a criação da comissão está o furto de cabos em uma estação de bombeamento que deixou cerca de 85 mil pessoas sem água.

A experiência de Uberlândia

O convite partiu do interesse da CPI porto-alegrense nas medidas adotadas pelo município mineiro. Abatenio Marquez foi membro da CPI dos Furtos de Fios da Câmara de Uberlândia, encerrada em 2024.

Na ocasião, o parlamentar apresentou as ações desenvolvidas localmente: registro e exigência de comprovação de origem de materiais metálicos; cassação de alvará para infratores; força-tarefa permanente com policiais e secretarias municipais; instalação de câmeras de monitoramento; canais de denúncias anônimas; e banco de dados integrado de ocorrências.

“O trabalho realizado em Uberlândia cortou o incentivo financeiro dos criminosos ao focar na receptação do material. Levar essa bagagem para o Rio Grande do Sul é uma honra e uma prova de que a legislação local gerou frutos reais”, disse o vereador

Conteúdo faz parte da Coluna Poder, assinada por Adelino Júnior, que acompanha os bastidores da política no Triângulo Mineiro. Envie informações e sugestões à coluna pelo WhatsApp: (34) 99791-0994.

Compartilhe este artigo
1 comentário