Presidente do PL-MG, Zé Vitor prestigia evento com Cleitinho em Uberlândia

Deputado participou do lançamento da campanha de João Júnior; presença chama atenção pelo histórico de articulações entre PL e Cleitinho em Minas.

Adelino Júnior
Presidente do PL-MG, Zé Vitor, durante evento com Cleitinho em Uberlândia, ao lado de apoiadores e lideranças políticas.
Presidente do PL-MG, Zé Vitor, participa de evento político em Uberlândia que contou com a presença de Cleitinho nesta segunda-feira (14). Foto: Lidiane Leão

O deputado federal Zé Vitor, presidente do PL em Minas Gerais, participou nesta segunda-feira (14) do lançamento da campanha de João Júnior, em Uberlândia. O evento teve como uma das principais presenças o senador Cleitinho, candidato ao Governo de Minas pelo Republicanos.

A participação de Zé Vitor teve caráter institucional e político. Um dia antes, o parlamentar também esteve na festa do Uberlândia Esporte Clube, ocasião em que apareceu ao lado do governador Mateus Simões, candidato à reeleição.

PL e Cleitinho já negociaram composição em Minas

A presença no mesmo evento, porém, chama atenção pelo histórico recente entre o presidente estadual do PL e Cleitinho.

Antes da definição das candidaturas ao Governo de Minas, dirigentes do PL trabalharam por uma composição com o senador. Zé Vitor participou dessas articulações e chegou a defender publicamente uma chapa envolvendo Cleitinho e o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.

As conversas não resultaram na configuração inicialmente discutida.

O cenário mudou durante o processo eleitoral. O PL lançou Flávio Roscoe como candidato ao Governo de Minas, enquanto Cleitinho confirmou sua candidatura pelo Republicanos.

Por isso, a presença de Zé Vitor no evento desta segunda-feira não representa, por si só, apoio do PL à candidatura de Cleitinho. Também não há, até o momento, elemento que indique mudança na posição oficial da legenda.

Cleitinho tem espaço entre eleitores bolsonaristas

Existe, entretanto, outro componente político nessa relação.

Mesmo sem o apoio formal do PL, Cleitinho mantém forte identificação com uma parcela do eleitorado de direita e bolsonarista em Minas Gerais. Pesquisas eleitorais realizadas durante a campanha têm mostrado essa proximidade.

Essa sobreposição de eleitorado ajuda a explicar por que os movimentos envolvendo integrantes do PL e Cleitinho continuam sendo observados, mesmo com as duas legendas seguindo caminhos diferentes na disputa pelo Palácio Tiradentes.

Cleitinho também mantém publicamente sua proximidade política com o campo bolsonarista, enquanto o PL trabalha para consolidar a candidatura de Roscoe ao governo.

Zé Vitor mantém trânsito político

O movimento registrado em Uberlândia também mostra o trânsito político de Zé Vitor.

No domingo (13), o presidente do PL-MG participou da festa do Uberlândia Esporte Clube e esteve ao lado de Mateus Simões. Nesta segunda, compareceu ao lançamento de João Júnior, evento que contou com Cleitinho.

As duas aparições, em sequência, recomendam cautela na interpretação política da presença do deputado.

No caso do evento desta segunda-feira, a fotografia registra Zé Vitor no mesmo palco de Cleitinho, mas não significa uma mudança de posição do PL na disputa pelo Governo de Minas.

O episódio, contudo, mantém em evidência uma relação construída antes das convenções e que continua relevante principalmente pela disputa do eleitorado de direita em Minas Gerais.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário
Coluna Poder

Os bastidores da política antes de todo mundo

Entre no grupo Bastidores com Adelino no WhatsApp e receba direto no seu celular os furos, análises e o que ainda não saiu na coluna.

Entrar no grupo