A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, após ação da polícia local. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça. A parlamentar estava foragida desde maio, após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo autoridades italianas, a prisão ocorreu no apartamento em que Zambelli se encontrava na capital italiana. A localização da deputada foi revelada por Angelo Bonelli, deputado da Câmara dos Deputados da Itália, que publicou em sua conta na rede social X (antigo Twitter) que havia repassado o endereço às autoridades. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu.
Zambelli deixou o Brasil em maio deste ano e passou pelos Estados Unidos antes de se instalar na Itália. Ela tem cidadania italiana, o que pode influenciar no andamento do processo de extradição. O Ministério da Justiça do Brasil havia solicitado oficialmente a devolução da parlamentar, que passou a constar na lista de procurados da Interpol.
A condenação da deputada foi determinada pelo STF no início de 2025. A Corte considerou que Zambelli participou da invasão ao sistema do CNJ em janeiro de 2023 em colaboração com o hacker Walter Delgatti, preso no mesmo processo. O Supremo também decidiu pela perda do mandato parlamentar, mas essa medida ainda depende de deliberação da Câmara dos Deputados.
Até o momento, não há data confirmada para a extradição de Zambelli ao Brasil. O Ministério da Justiça acompanha o caso em cooperação com autoridades italianas.
A defesa da parlamentar ainda não se manifestou publicamente sobre a prisão.

