A relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke pediu o indiciamento de 16 pessoas, entre influenciadores digitais, empresários e representantes de casas de apostas. O pedido consta no parecer final protocolado pela parlamentar nesta terça-feira, 10. O Senado deve ler o documento ainda hoje e votá-lo ao longo da semana.
Virginia e outros influencers
Entre os nomes indicados está a influenciadora Virginia Fonseca, apontada pelos crimes de publicidade enganosa e estelionato. Também aparece na lista a influenciadora Deolane Bezerra, acusada das contravenções penais relacionadas a jogos de azar e loteria não autorizada. As autoridades também podem indiciá-la pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O documento, que marca o encerramento dos trabalhos da CPI, é uma recomendação para que os órgãos competentes, como o Ministério Público e a Advocacia-Geral da União, avaliem a apresentação de denúncias contra os citados. A parlamentar também propõe 18 projetos de lei ao Congresso relacionados ao tema.
Jogos de azar
A CPI das Bets foi criada para investigar supostas organizações criminosas ligadas a jogos de azar online no Brasil. Após quase sete meses de trabalho, o colegiado se encerra sem o apoio majoritário no Senado e com uma tentativa frustrada de prorrogação dos trabalhos.
Durante a tramitação, a comissão enfrentou críticas internas e externas. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e lideranças parlamentares reprovaram a condução das audiências, classificando algumas delas como espetaculização e desvio de função. Em maio, o depoimento da influenciadora Virginia Fonseca chegou a ser chamado nos bastidores de “circo”. Houve presença de uma multidão de fãs no Congresso e à postura de senadores que solicitaram fotos com a convidada.
No mesmo mês, o influenciador Rico Melquiades prestou depoimento à CPI, no qual apresentou um “tutorial” aos senadores sobre como apostar em jogos online, episódio que gerou repercussão nas redes sociais e no meio político.
Lista dos nomes e principais acusações
- Adélia de Jesus Soares — lavagem de dinheiro e associação criminosa
- Daniel Pardim Tavares Gonçalves — falso testemunho, lavagem de dinheiro e associação criminosa
- Deolane Bezerra dos Santos, Ana Beatriz Scipião Barros, Jair Machado Júnior, José Daniel Carvalho Saturnino, Leila Pardim Tavares Lima e Marcella Ferraz de Oliveira — contravenções penais por jogo de azar e loteria não autorizada, estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa
- Virginia Pimenta da Fonseca Serrão Costa — publicidade enganosa e estelionato
- Pâmela de Souza Drudi — publicidade enganosa e estelionato
- Erlan Ribeiro Lima Oliveira, Fernando Oliveira Lima, Toni Macedo da Silveira Rodrigues — lavagem de dinheiro e associação criminosa
- Marcus Vinícius Freire de Lima e Silva — lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, exploração de jogos de azar, associação criminosa, tentativa de influência indevida no Poder Judiciário, corrupção ativa e tráfico de influência
- Jorge Barbosa Dias — lavagem de dinheiro, organização criminosa, sonegação fiscal e exploração ilegal de jogos de azar
- Bruno Viana Rodrigues — lavagem de dinheiro, organização criminosa e exploração ilegal de jogos de azar
As autoridades responsáveis ainda precisam analisar os pedidos de indiciamento da relatora, que não implicam condenação automática.