A desaprovação do governo Lula ultrapassou 60% em Minas Gerais, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quarta-feira (26). O levantamento aponta que a economia é o principal fator de insatisfação, com 59% dos mineiros afirmando que a situação econômica do país piorou.
Os dados revelam que o aumento no preço dos alimentos tem sido a principal queixa dos entrevistados, percepção compartilhada por mais de 90% dos participantes da pesquisa em todos os estados analisados. Além de Minas, a desaprovação ao governo também superou os 60% em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
A pesquisa ouviu 10.438 pessoas em oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Bahia. Nestes dois últimos estados, tradicionalmente redutos petistas, a aprovação ao governo sofreu quedas expressivas de 18 e 17 pontos percentuais, respectivamente. Pela primeira vez, a avaliação negativa do governo Lula superou a positiva nesses estados nordestinos.
Mesmo com a alta desaprovação do governo Lula, a pesquisa destaca que esse cenário não se traduz, por enquanto, em uma derrota eleitoral para o presidente. Lula mantém vantagem significativa sobre Jair Bolsonaro na Bahia e em Pernambuco. No entanto, em São Paulo, sua situação se torna mais difícil, especialmente em um eventual embate com o governador Tarcísio de Freitas.