Operação Lesa Pátria: PF prende 38 e busca 170 foragidos por ataques aos Três Poderes, golpistas desrespeitaram uso de tornozeleira

Operação mira executores, incitadores e financiadores dos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023 onde as sedes dos poderes foram atacadas

Matheus Carvalho
Imagem: Reprodução

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (6) 38 pessoas em uma nova fase da Operação Lesa Pátria. A operação visa identificar e capturar os executores, incitadores e financiadores dos ataques terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

Além dos 38 presos, a PF está em busca de outros 170 indivíduos que fugiram. “A Polícia Federal continua realizando diligências para localização e captura de outros 170 condenados ou investigados considerados foragidos”, informou a corporação.

A ofensiva foca em réus que deliberadamente descumpriram medidas cautelares impostas durante a investigação, incluindo aqueles que fugiram para outros países para evitar a aplicação da lei penal. Segundo a PF, a principal rota de fuga tem sido a Argentina, onde mais de 60 pessoas estão refugiadas.

No total, estão sendo cumpridos 208 mandados de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra investigados e condenados pela intentona golpista. As diligências estão ocorrendo em 18 estados e no Distrito Federal.

Até às 10h desta quinta-feira, prisões foram realizadas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal, conforme informações do Estadão.

Os nomes dos foragidos que não forem capturados serão adicionados ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Aqueles que a PF já identificou e que estão no exterior serão incluídos na lista de procurados da Interpol.

A operação investiga supostos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário