A cerimônia de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ocorreu nesta terça-feira (11), em Brasília, oficializando os representantes que atuarão no biênio 2025/2027. A deputada federal Ana Paula Leão foi empossada como vice-presidente da região Sudeste, passando a representar Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo na articulação de pautas voltadas ao agronegócio.
Atualmente, Ana Paula Leão também ocupa a 2ª vice-presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, além de atuar como relatora da Subcomissão Permanente do Leite e presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite. Com a nova função na FPA, ela assume um papel mais estratégico na formulação e defesa de propostas ligadas ao setor agropecuário.
A solenidade também oficializou a reeleição do deputado Pedro Lupion (PP-PR) como presidente da FPA e do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) como vice-presidente. As coordenações regionais foram distribuídas entre outros parlamentares: a deputada Caroline de Toni (PL-SC) representará a região Sul, a deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) atuará pelo Centro-Oeste, o deputado Arthur Lira (PP-AL) ficará com a vice-presidência do Nordeste e o senador Alan Rick (União-AC) representará a região Norte. No Senado, a vice-presidência da FPA está sob a liderança da senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS).
Além da nova posição na FPA, Ana Paula Leão também exerce outros cargos na Câmara dos Deputados. Ela é coordenadora de Minas Gerais na Frente Parlamentar Mista Invasão Zero, coordenadora e representante da mulher do campo na Frente Mista Parlamentar pela Mulher Empreendedora, e integra as Comissões de Turismo, Saúde e Defesa dos Direitos da Mulher.