A Prefeitura de Uberlândia assinou, nesta sexta-feira (7), um aditivo que autoriza a construção de 384 apartamentos nos residenciais Place Tangará I e II, localizados no bairro Jardim Ipanema, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. O empreendimento faz parte dos 1.364 imóveis aprovados para o programa federal na cidade, mas, até o momento, é o único a obter um reajuste no financiamento oferecido pelo Governo Federal.
Em 2023, a Prefeitura autorizou a construção dos 1.364 apartamentos após a liberação do Ministério das Cidades. No entanto, as construtoras responsáveis não iniciaram as obras, alegando que os valores repassados pelo banco público não seriam suficientes para cobrir os custos das construções. Diante disso, a maioria das empresas formalizou desistência junto à Caixa Econômica Federal até o dia 31 de dezembro do ano passado.
A HTLS, empresa responsável pelos residenciais Place Tangará I e II, também chegou a apresentar pedido de desistência neste ano. No entanto, o Ministério das Cidades autorizou uma readequação no financiamento, permitindo a continuidade do projeto por meio do aditivo assinado.
Diante do impasse com as construtoras, a Prefeitura enviou à Câmara, em janeiro deste ano, projetos para criar a Política Municipal de Habitação de Interesse Social e um programa para facilitar o acesso ao financiamento habitacional. O objetivo é possibilitar a construção de moradias populares por meio de diferentes modalidades, incluindo a Faixa 2 do Minha Casa, Minha Vida e outras iniciativas municipais.
Com a nova autorização, a previsão é de que as unidades habitacionais vinculadas ao empreendimento no Jardim Ipanema possam ser construídas e entregues conforme o cronograma que será estabelecido entre os responsáveis pelo projeto e a Caixa Econômica Federal.