Com quase 540 mil eleitores aptos, Uberlândia é o segundo maior colégio eleitoral de Minas

Votação transcorre normalmente na manhã deste domingo; Regionalzão e Band Triângulo fazem cobertura conjunta a partir das 17h30

Eloi Naves
Vista aérea de Uberlândia-MG
Em comparação às eleições de 2024, a cidade teve um acréscimo de 7.324 eleitores.Foto: Divulgação

Uberlândia chega às eleições deste domingo (4) com 538.195 eleitores aptos a votar, mantendo a posição de segundo maior colégio eleitoral de Minas Gerais. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o município concentra 3,29% do eleitorado mineiro e fica atrás apenas de Belo Horizonte. 

Na manhã deste domingo, a votação tem transcorrido normalmente em Uberlândia, conforme acompanhamento do Regionalzão. Alguns locais de votação registram intensa movimentação, com eleitores aproveitando as primeiras horas do dia para comparecer às urnas.

A concentração de pessoas pela manhã sugere que parte do eleitorado prefere resolver cedo o compromisso eleitoral e deixar o restante do domingo livre.

O tamanho do eleitorado faz de Uberlândia um dos principais centros de votação de Minas Gerais. A cidade também reúne diversos candidatos a deputado federal e estadual, colocando em disputa a representação local na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

Uberlândia está presente ainda na composição de uma chapa ao Senado. Gustavo Galassi, neto do ex-prefeito Virgílio Galassi, é candidato a primeiro suplente de Aécio Neves (PSDB). Caso Aécio seja eleito, o primeiro suplente poderá assumir o mandato nas situações previstas pela legislação. 

No ranking dos maiores colégios eleitorais mineiros, Belo Horizonte aparece na liderança, com 1.961.282 eleitores. Uberlândia ocupa a segunda posição, seguida por Contagem, com 463.243. Minas Gerais reúne 16.377.659 eleitores e é o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo. 

O eleitorado uberlandense cresceu em relação às eleições municipais de 2024, quando a cidade tinha 530.871 pessoas habilitadas a votar. O acréscimo foi de 7.324 eleitores, equivalente a 1,38%.

A cidade também apresenta elevado índice de cadastramento biométrico. Dos eleitores aptos, 511.955 possuem biometria registrada na Justiça Eleitoral, o que corresponde a 95,12% do total. 

Neste domingo, os eleitores escolhem presidente da República, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. A votação segue até as 17h.

A partir das 17h30, o Regionalzão fará a cobertura das eleições juntamente com a Band Triângulo, acompanhando a apuração, os resultados e os desdobramentos das disputas, com atenção à representação de Uberlândia e da região.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário