Ações de prevenção ao uso de drogas são realizadas em Uberlândia

0
Anúncio

No intuito de conscientizar a população sobre o uso de drogas, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SMPDDSDC), realizou mais de 217 mil atendimentos de 2017 a 2020. Os projetos desenvolvidos atendem diversos públicos. Confira um resumo das iniciativas:

 Rede Empresarial De Prevenção ao Uso de Drogas (REPUD) – O projeto contempla empresas com orientações aos colaboradores sobre o uso de drogas ilícitas e os malefícios causados pelo cigarro e bebidas alcóolicas. Desde 2017, foram feitos 2.137 atendimentos.

 Caravana – O programa realiza ações de prevenção em escolas, visando alertar sobre os perigos do uso do álcool, cigarro e de outras drogas, por meio de atividades realizadas em formato itinerante e totalmente gratuitas. Os participantes envolvem-se em exercícios lúdicos e pedagógicos, oficinas culturais, teatros e conversas interativas, onde os diálogos geram uma reflexão nas pessoas sobre a importância de combater e prevenir o uso de entorpecentes, evitando assim, o aumento dos índices de dependentes químicos no município. A somatória de atendimentos realizados na Caravana nos últimos quatro anos chegou a 107.112.

 Rede  De Colaboração – É uma iniciativa voltada à prevenção do uso de drogas que une vários representantes da sociedade civil como, por exemplo, associações de moradores, instituições públicas e privadas, bem como entidades sem fins lucrativos. A SMPDDSDC faz parte da Rede de colaboração, participando de diversos programas como o Justiça Na Escola, Proerd, Desarmamento Infantil, Soldado Por Um Dia, entre outros.

 Exportando Ideias – Tem como objetivo difundir a experiência de Uberlândia na condução de seus programas no combate ao uso de drogas, promovendo a implantação de ações de prevenção e reinserção social quanto ao uso e abuso de substâncias químicas, assessorando todos os municípios interessados.

 Os Projetos Rede de Colaboração e Exportando Ideias realizaram,desde 2017, 99.432 atendimentos.

Re-Começo e Superar-te – Ambos os projetos são executados nas Comunidades Terapêuticas conveniadas à Prefeitura que, por meio de visitas aos acolhidos e seus familiares, tem o propósito de fomentar a motivação individual, fortalecer vínculos para auxiliar na reinserção social, estimular na superação dos limites pessoais e despertar novas perspectivas de objetivos de vida em cada um. As iniciativas oferecem atividades esportivas, motivacionais, palestras, orientações, customização de camisetas, confecção de tapetes e oficinas de relaxamento. Desde 2017 até o momento foram realizados 7.854 atendimentos.

 Reage – Rede Cristã de Agentes em Proteção às Drogas –   Tem como propósito envolver instituições religiosas e lideranças cristãs na prevenção e enfrentamento ao uso de drogas. O projeto levou à formação de 86 agentes multiplicadores capacitados a atuar em seus espaços religiosos precavendo e orientando a sociedade ao não uso de substâncias que causam dependência.

           Novo Caminho – O Projeto Novo Caminho oferece aos internos do Centro Socioeducativo de Uberlândia (Cseub) formação complementar para o exercício da cidadania e preparação para a iniciação ao trabalho. O objetivo é contribuir na redução da reincidência infracional e na prevenção da exploração dos egressos por atividades ilegais, especialmente o tráfico de drogas. O projeto completou neste ano 831 atendimentos.

 Pontos que Unem – Trata-se de uma oficina de profissionalização em costura, implantada pela Prefeitura Municipal de Uberlândia em parceria com o governo do Estado, montada nas dependências da Penitenciária Prof. João Pimenta da Veiga. O objetivo central é valorizar a função social do trabalho prisional, contribuindo para o processo de ressocialização da população carcerária. Incialmente, devido á pandemia causada pelo Coronavirus, as atividades foram voltadas para a confecção de máscaras de proteção facial. O programa é permanente e trabalhará com a fabricação de diversas vestimentas. Desde maio deste ano, por meio da iniciativa, já foram produzidas 43.500 máscaras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui