(Foto: Reprodução/TV Integração)
Com o grande número de explosões de caixas eletrônicos no Triângulo Mineiro, alguns clientes começaram a reclamar da falta de dinheiro nos equipamentos. A situação incomoda quem costuma ir aos bancos, e parece se agravar nos finais de semana e feriados. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não confirma que a atitude tenha sido tomada para tirar dinheiro de circulação e diminuir a ocorrência dos crimes.
Em 2013, Uberlândia teve 39 explosões, três a mais do que no ano anterior. Já em Araguari, foram seis ocorrências. De acordo com o tenente da Polícia Militar (PM), Tiago Palhares, é uma orientação da polícia aos bancos para que diminuam o dinheiro disponível nos terminais de saque. “Além de outras orientações que demos, seja para o pessoal de outros estabelecimentos ou para os da agência bancária, a mais importante é com relação à redução do dinheiro que permanece no caixa eletrônico”, explicou.
Ainda segundo o tenente, seria mais fácil combater o crime caso houvesse uma punição legal mais rigorosa. “Se o legislador passar a entender dessa forma e agravar mais a pena para esses infratores que cometem esse tipo de crime, certamente vai coibir a ação de muitos deles”, afirmou Tiago Palhares.Crime pode ser o motivo da atitude tomada pelas
Para o aposentado Gilberto Feliciano de Oliveira, quem está sendo penalizado com a ação é o cliente. Segundo ele, os bancos deveriam investir mais em segurança. “Estão fazendo isso no Brasil inteiro, então quer dizer que isso está muito fácil. Tem que colocar guardas, inibir essa ação. Porque assim é o povo que está pagando”, ressaltou.
Outras medidas
Além da possível retirada de dinheiro dos caixas eletrônicos, outra mudança vem acontecendo como consequência dos crimes. Muitos supermercados deixaram de ter caixas eletrônicos. Com isso, as lotéricas se mantiveram como correspondentes bancários e tiveram de investir mais em segurança.
Ações como maior número de câmeras, cofres presos no chão e com chaves somente em poder da empresa de transporte de valores também foram tomadas.
G1