O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) confirmou um caso de raiva bovina em Ituiutaba. Quatro animais morreram entre os dias 07 e 25 de dezembro. Em dois dos casos foram realizados testes, um foi confirmado e o outro aguarda o resultado. O último caso de raiva bovina foi registrado na região em 2005.
A imunização contra a doença não é obrigatória, mas é recomendado que seja feita ao menos uma vez ao ano em machos e fêmeas de todas as idades. A doença é causada por um vírus, que ataca o sistema nervoso do animal e é transmitida entre os bovinos através da mordida do morcego hematófago, que se alimenta do sangue do animal contaminado. Em humanos, o contágio é pela saliva. O principal sintoma da doença é a prostração.
O IMA informa que a propriedade não será interditada e o produtor rural não será penalizado. O principal prejuízo é a perda do rebanho. A prevenção através da notificação da morte dos animais pode ajudar a combater proliferação da doença. Os produtores rurais foram orientados a fazer a imunização dos animais bovinos e equinos da propriedade.
O Centro de Controle de Zoonoses está fazendo o monitoramento para controle da doença nos abrigos que se tem conhecimento da presença dos morcegos hematófagos.
Uipi
IMA confirma caso de raiva bovina em Ituiutaba
Nenhum comentário
Nenhum comentário