O Junho Vermelho ganha reforço em Uberlândia com a união da Fundação Hemominas e da Unimed Uberlândia na campanha “Cuidar está no nosso sangue. Doe você também”. O objetivo é mobilizar a comunidade para a doação voluntária de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea, ações essenciais para salvar vidas. A iniciativa busca incentivar colaboradores, médicos cooperados e clientes a participarem desse gesto de solidariedade, fundamental para pacientes com doenças hematológicas graves.
O Dr. Marcelo Sinício, presidente do Conselho de Administração da Unimed Uberlândia e doador voluntário, participou de uma gravação de vídeo para convidar a população. Ele destacou a importância de doar algo valioso e simples, com o poder de transformar vidas. “Temos o dever de incentivar nossos colaboradores, médicos cooperados e beneficiários a se tornarem doadores voluntários de sangue e a praticarem essa atitude com regularidade. Quem doa faz o bem sem olhar a quem“, afirmou Dr. Sinício.
A campanha, que conta também com a parceria do Praia Clube, reforça o compromisso com a vida. Atletas da equipe de Futsal do Praia, patrocinada pela Unimed Uberlândia, estiveram no Hemocentro para gravar um vídeo, incentivando a doação. O Hemocentro também destaca a importância de caravanas e do incentivo de empresas para a manutenção dos estoques de sangue.
A urgência da doação
A médica hematologista e cooperada da Unimed Uberlândia, Dra. Thais Camargos, reforça a importância da doação de sangue. “Milhares de pessoas, diariamente, precisam de transfusões para sobreviver a cirurgias, tratamentos, doenças crônicas, e até mesmo acidentes. E a única fonte desse recurso precioso são as doações voluntárias”, explicou.
Os critérios para ser um doador de sangue são: ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem alimentado e descansado, e apresentar um documento oficial com foto. Condições como infecções recentes, gravidez ou cirurgias podem impedir a doação temporária ou definitiva. A equipe do hemocentro está disponível para esclarecer dúvidas.
Medula óssea: uma chance de vida
Dra. Thais Camargos também alerta para a urgência de ampliar o número de doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). “Para muitas pessoas com leucemias ou mielodisplasia, por exemplo, encontrar um doador é a única esperança de cura. A doação de medula pode representar a chance real de vida para quem precisa de um transplante“, comentou.
A leucemia é um tipo de câncer do sangue que compromete a produção de células sanguíneas saudáveis. O cadastro para doação de medula óssea é rápido e feito no hemocentro. Pessoas entre 18 e 35 anos, em boas condições de saúde, podem se inscrever e permanecem no banco de dados até os 60 anos. A compatibilidade é rara, com chances de 1 em 100 mil entre não aparentados, o que torna cada novo cadastro ainda mais valioso.
Serviço:
Hemocentro Regional de Uberlândia
Endereço: Avenida Levino de Souza, 1845 – Bairro: Umuarama – Cep: 38.405-322
Telefone: (34) 3088-9200
Site: Hemocentro Regional de Uberlândia | MG.GOV.BR
Mais informações nas redes sociais da Unimed Uberlândia.